É hora de superar a crise e avançar
A lição primordial do evento, de acordo com a especialista em melhoria de processo Karla Françoise, que é diretora da empresa Assin e uma das palestrantes, é provocar uma reflexão sobre o caráter cíclico da crise atual - e de todas as outras que já atingiram o país. Essa compreensão, segundo ela, é fundamental para que as pessoas mudem de atitude perante os problemas. “Não é a primeira crise que a gente vive no Brasil. Se o empresário consegue perceber esse ciclo, ele consegue antecipar algumas ações e, a partir disso, sai na frente. O primeiro momento é entender como ela funciona, e não se desesperar, porque ela passa”, avalia.
Karla acredita que se fala demais na crise, algo que termina desmobilizando as pessoas da ideia de resolvê-la. “Tudo que a gente foca, aumenta. A gente precisa parar de falar, porque, quando se fala, se replica. É até cômodo, porque as pessoas, quando estão frustradas com alguma coisa, tendem a culpar o outro. A crise é uma forma de culpar seu insucesso. Eu chego nas empresas e me dizem que ‘o mercado está ruim’. Mas não está. As coisas não pararam de acontecer. As pessoas continuam vivendo, comendo, bebendo, saindo. Prova maior é o mercado do entretenimento, que está aí a todo vapor”, afirma. Para a coach, esse cenário complicado deve ser uma deixa para grandes transformações. “Toda vez que há uma crise, a gente precisa se reinventar”.
Três pilares
A especialista acredita que todo negócio de sucesso precisa estar apoiado em três pilares essenciais. É o que ela pretende transmitir ao público do seminário. “O primeiro é a questão da estratégia. Se a gente não entende o que quer, muito dificilmente a gente consegue chegar em algum lugar. Também tem o marketing, porque o que não é visto, não é lembrado. O terceiro é manter sua equipe motivada. Eu não consigo fazer nada sozinha. Se eu não consigo motivar minha equipe, como vou motivar meu cliente a continuar comprando? É o grande eixo do negócio”, explica.
Dicas para driblar a crise, por Karla Françoise:
- Pare de falar sobre a crise e procure entendê-la. Sai na frente quem enxerga mais longe e mantém a calma. Enquanto uns choram, outros vendem lenço;
- Trace sua estratégia com foco no cliente, lembrando sempre que não adianta vender picolé no inverno;
- Qualifique-se. Há vários cursos gratuitos disponíveis na internet que podem lhe dar vantagem no mercado;
- Tente encontrar, dentro do seu cotidiano, meios que possam lhe permitir fazer o que sabe melhor. Se você é assalariado, por que não oferecer consultoria pela internet à noite ou nos fins de semana?
- Profissionalize-se. Isso significa saber o que é receita, faturamento, fluxo de caixa, e saber que nem tudo é lucro: há impostos, tempo desperdiçado, combustível, luz, água...
Serviço:
Serviço:
Investimento: R$ 30
Informações:0800.570.0800
Inscrições: loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/1090326