Logo Folha de Pernambuco

Educadora apresenta dicas para a produção de redação

Currículo de papel? - Reprodução/Internet
Passar horas estudando em casa ou em cursinhos preparatórios, fazer diversos exercícios e provas diariamente, abdicar de programas de lazer. Esse é o dia a dia da grande maioria dos concurseiros que, independente do órgão público estimado, possuem o mesmo objetivo: a estabilidade e a segurança financeira. Apenas em 2017, diversos concursos foram abertos, tais como o do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco, cujo edital está previsto para ser divulgado em maio. Apesar de cada um possuir o seu conteúdo, todos têm a redação como ponto em comum e de caráter eliminatório.

Devido ao seu peso e importância para elevar a classificação do candidato, a produção do texto dissertativo ainda é uma das maiores dores de cabeça dos estudantes que, apesar de alcançarem notas altas nas questões múltipla escolha, acabam perdendo a vaga por conta dessa etapa. Para a especialista em educação, Adelaide Sampaio, da Tutores Educação Multidisciplinar, o uso correto da gramática, a distribuição do tempo entre a redação e as demais avaliações e o desenvolvimento do tema solicitado estão entre os maiores desafios à vista do candidato.

“A prática frequente da escrita e da leitura são o segredo para a elaboração de uma boa redação. Outros pontos importantes estão na organização das ideias e no conhecimento diante dos assuntos atuais e mais comentados pela mídia”, comenta Sampaio. Veja, a seguir, mais dicas para alcançar uma composição textual nota dez:

1- Escrever um texto pelo menos uma vez por semana.

2- A produção deve ser feita da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira parte, deve-se evitar fazer rodeios, pois é recomendável que a tese – posicionamento do autor sobre o tema - seja direta e indique o raciocínio e o ponto de vista defendido. É o momento reservado para apresentar as ideias que deverão ser desenvolvidas nas demais linhas.

3- O meio da redação, também conhecido como desenvolvimento, é reservado para os argumentos positivo e negativo, citados anteriormente. Geralmente é dividido em dois parágrafos. E, finalmente, a conclusão. Esse é o momento que o candidato deve propor saídas para o que foi apresentado anteriormente, além de voltar à tese.

4- E, finalmente, evitar a fuga ao tema proposto pela banca. Para isso, é indicado utilizar o papel rascunho. Esse, deverá conter pontos como a ideia central do texto, os argumentos principais e secundários, assim como a conclusão pretendida.

Veja também

Newsletter