Logo Folha de Pernambuco

Enem dos concursos: saiba como se preparar para as provas do Bloco 1

O eixo temático é destinado aos candidatos com formações nas áreas das ciências exatas

Concurso - Reprodução/EBC

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é dividido em oito eixos temáticos e os candidatos puderam escolher uma das opções de acordo com o seu perfil profissional. O bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias - é voltado, principalmente, para quem possui formação na área de exatas.

Os candidatos precisam estar atentos ao que o bloco exige para apresentar um bom desempenho no Enem dos concursos. 

Ao estudar para qualquer certame, é importante ter uma rotina de estudos que abarque as necessidades individuais, o grau de dificuldade e o tempo disponível de cada estudante.

Saber como funciona a prova e a forma de avaliação também facilita a construção do cronograma de estudos. 

Conteúdo

A primeira dica do professor de matemática, Edu Coelho, é considerar os oito eixos temáticos que o conteúdo programático possui. O desempenho de cada uma dessas áreas será avaliado separadamente.

”Dentro do bloco 1, o candidato se inscreveu em diversos cargos. A nota que ele vai tirar para cada um vai variar, dependendo do desempenho que ele teve nos diferentes eixos”, afirmou.

A segunda orientação de Edu Coelho, é entender que as notas serão calculadas por meio de pesos e, dependendo do cargo que o concurseiro se inscreveu, os eixos temáticos terão pesos diferentes.

 A recomendação é que, após listar os cargos, os candidatos acessem o edital para saber os pesos das vagas. A partir disso, é possível priorizar e focar mais nas matérias que possuem o maior peso.

“Na hora do candidato definir como ele vai estudar, é fundamental saber qual foi a ordem de preferência dos cargos. Dessa forma, ele vai saber quais ele precisa dar maior prioridade”, disse Edu. A terceira e última dica é considerar a quantidade de assuntos e a dificuldade de assimilação de cada conteúdo para elaborar a rotina de estudos. 

Provas 

Além das provas objetivas, os concurseiros terão de enfrentar uma prova discursiva que, por vezes, é considerada um bicho de sete cabeças por muitos candidatos.

O professor Edu indica leitura e treinamento.”Estipular uma meta semanal de treinamento e procurar uma forma de corrigir, de preferência com professores”, concluiu.

Veja também

Após desistência de Gaetz, Trump indica Pam Bondi para o cargo de secretária de Justiça
Gaetz

Após desistência de Gaetz, Trump indica Pam Bondi para o cargo de secretária de Justiça

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão
Peru

Governo peruano diz que presidente não tem relação com acusação contra seu irmão

Newsletter