Estácio oferece curso gratuito para quem deseja ingressar no setor de TI

Interessados não precisam ter conhecimento prévio

Cibersegurança - Foto:Agência Sebrae (Site)

Para os interessados em ingressar no mercado da tecnologia, a Estácio anunciou um curso gratuito para estudantes da área ou profissionais que desejam adquirir novas habilidades.

O Prepara Tech promove a preparação para a indústria de TI, independentemente de seu conhecimento prévio, além de contribuir para uma diminuição dos desafios do setor no Brasil. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

Mercado

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, nos próximos cinco anos, o país precisará criar quase 800 mil novos postos de trabalho nesse setor. No entanto, o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve resultar em um déficit de 532 mil profissionais diversificados para atender à crescente demanda.

Sérgio Cardoso, curador líder da área de exatas da Estácio, que também é curador e responsável pela construção do curso, defende que o "Prepara Tech" é uma oportunidade ideal para quem tem afinidade com o setor de TI mas não sabe por qual o caminho seguir.

“O curso abrange desde o raciocínio lógico até a lógica de programação, conveniência as bases simples para uma carreira bem-sucedida em tecnologia”, diz.

 

Vale lembrar que, no amplo campo da tecnologia, diversos setores estão constantemente à procura de profissionais qualificados devido à crescente demanda por inovação e soluções tecnológicas. Mas, para alcançar estas vagas é necessário investir na qualificação profissional. O especialista destaca algumas das opções de graduações como Desenvolvimento Full Stack; Engenharia de Software; Defesa Cibernética; Ciência de Dados; Banco de Dados; e DevOps.

“A área de Tecnologia da Informação oferece inúmeras oportunidades para quem busca desenvolver uma carreira sólida e dinâmica. No entanto, encontrar os cursos certos para adquirir as habilidades necessárias pode ser uma tarefa desafiadora” explica Sérgio Cardoso.

Cardoso evidencia ainda alguns dos setores mais promissores na área:

Desenvolvimento de Software: Este é um dos setores mais perenes da tecnologia, com demanda constante por desenvolvedores de software em várias linguagens (como Java, Python, JavaScript), frameworks e em diversas áreas, incluindo desenvolvimento web, móvel e de aplicativos.

Segurança Cibernética: Com o aumento das ameaças cibernéticas, as empresas buscam especialistas em segurança cibernética para proteger seus sistemas e dados. Isso inclui profissionais que podem realizar testes de penetração, monitorar redes e implementar medidas de segurança robustas.

Análise de Dados e Inteligência Artificial (IA): A análise de dados e a IA desempenham um papel fundamental em tomar decisões baseadas em dados. Profissionais que podem extrair insights de grandes conjuntos de dados e desenvolver algoritmos de IA estão em alta demanda.

Cloud Computing: A migração para serviços em nuvem continua a crescer, impulsionando a demanda por profissionais que entendem as principais plataformas de nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud, e podem projetar e gerenciar infraestruturas em nuvem.

DevOps: A cultura DevOps visa a integração contínua e a entrega contínua, automatizando processos de desenvolvimento e operações. Profissionais de DevOps são essenciais para a entrega eficiente de software.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter