Logo Folha de Pernambuco

Governo de SP abre concurso para soldado da PM com 2,7 mil vagas

Inscrições têm início em 1º de abril e vão até maio; salário inicial para o cargo é de R$ 4.852,21

Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMESP/Divulgação

O governo de São Paulo publicou, nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial do Estado edital para contratação de 2,7 mil soldados de segunda classe da Polícia Militar (PM). Para participar do concurso, o candidato deve ter altura mínima de 1,55 m, para mulheres, e os homens, de 1,60m, entre 17 e 30 anos e estar em dia com os certificados eleitorais e militares. O salário inicial é de R$ 4.852,21.

De acordo com o comunicado do governo do Estado, esse é o terceiro edital para soldado de segunda classe lançado na atual gestão, com 8,1 mil vagas abertas nos últimos 15 meses para reforçar o contingente de policiamento ostensivo e preventivo no Estado.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, 1º de abril, e devem ser feitas pelo site da Fundação Getulio Vargas, até 8 de maio.

De acordo com os números da própria corporação, atualmente, a PM possui 4,2 mil soldados de segunda classe e 650 alunos oficiais em formação. Há ainda 11,6 mil vagas para a PM, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica em andamento, além de outras 2,9 mil oportunidades para a PM autorizadas pelo governo estadual, cujos editais ainda não foram lançados.

Pesquisa inédita Raio X das Forças de Segurança Pública do Brasil, feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que as polícias estaduais encolheram no Brasil. O número de policiais militares diminuiu 6,8% no País - em São Paulo, 8,9% - entre 2013 e 2023. Já as Polícias Civil e peritos tiveram redução de 2% em seu efetivo no mesmo período.

O Brasil tem hoje 404.871 policiais militares e 95.908 civis, além de 17.991 peritos criminais. Há uma década, havia 30 mil PMs a mais no País - eles eram 434,5 mil, número já então inferior ao efetivo previsto pelos Estados, que é de 584.462. Ou seja, o Brasil tem hoje apenas 69,3% das vagas existentes para PMs preenchidas.

A íntegra do edital está disponível no caderno Executivo, na sessão de Concursos Públicos do Diário Oficial do estado.

Veja também

Exército vai transferir dois oficiais indiciados pela PF que ocupam postos de destaque
TRAMA GOLPISTA

Exército vai transferir dois oficiais indiciados pela PF que ocupam postos de destaque

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa
EUROPA

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa

Newsletter