Logo Folha de Pernambuco

IFPE prorroga inscrições para 2.679 vagas ofertadas no processo de ingresso 2023.2

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio

IFPE abre processo de ingresso para novos estudantes

Foram prorrogadas até o dia 29 de maio as inscrições para quem quiser concorrer a uma das 2.679 vagas ofertadas no processo de ingresso 2023.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

As vagas são para cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e de qualificação profissional Proeja, em 15 campi de todo o Estado

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site ingresso.ifpe.edu.br, onde também está disponível o edital.

Entre os cursos técnicos ofertados, estão Enfermagem, Agroindústria, Eletroeletrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Computação Gráfica, Artes Visuais, Edificações e Mecatrônica.

Já na lista de cursos superiores, estão licenciatura em Computação, Música, Engenharia de Software, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Qualidade.

Confira como as 2.679 vagas estão distribuídas:
- 1.891 vagas são para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 

- 280 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental) no campus Recife; 

- 473 vagas para cursos superiores;

- 35 vagas para curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos).

As vagas são para os seguintes campi:
- Recife
- Jaboatão dos Guararapes
- Olinda
- Paulista
- Abreu e Lima
- Cabo de Santo Agostinho
- Igarassu
- Ipojuca
- Afogados da Ingazeira 
- Barreiros 
- Belo Jardim
- Palmares
- Caruaru 
- Garanhuns 
- Vitória de Santo Antã

Leia Também

• Colégio Agrícola da UFRPE oferece 216 vagas em cursos técnicos gratuitos no Campus Tiúma

• Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

• Novo hospital em Paulista, na RMR, trará mais de 180 vagas de emprego para a cidade



Segundo o IFPE, a seleção será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio, ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido.

Para quem concorre às vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de qualificação profissional na modalidade Proeja, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar.

Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.

A seleção para as vagas nos cursos superiores será por meio da nota geral no Enem obtida em uma das cinco últimas edições do exame.

O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro do percentual, há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

A relação dos aprovados e a convocação para a matrícula da chamada regular serão publicadas no dia 30 de junho. O início das aulas está previsto para ocorrer entre julho e agosto.

Veja também

Kendrick Lamar lança álbum surpresa
Lançamento

Kendrick Lamar lança álbum surpresa

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter