Informática pode deixar de ser eliminatória em concursos

Informática - Reprodução/Internet
Um projeto de lei de autoria do senador Vital do Rêgo (PSB-PB) pretende impedir que as seções de conhecimentos gerais em informática nas provas de concursos públicos tenham caráter eliminatório. O PL 3.965/2019 será analisado inicialmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e ainda aguarda a escolha de um relator.

Associação de concursos vai acompanhar o PL

A Associação de Apoio aos Concursos e Exames – ACONEXA, está atenta ao trâmite deste PL no Senado. “Todo projeto que é apresentado no Congresso que afete os concursos públicos está no nosso radar. Vamos acompanhar a tramitação tão logo seja escolhido um relator e, como sempre, defenderemos a Constituição e a garantis dos direitos dos concurseiros”, alerta o professor e jurista Renato Saraiva, presidente da ACONEXA.

Detalhes do projeto

De acordo com o PL, o texto impede que uma eventual nota baixa nas questões referentes à informática seja considerada como critério para desclassificar o candidato do concurso. Além disso, determina que as provas de informática tenham foco em habilidades práticas, e não em conhecimentos teóricos da área. A única exceção são os concursos para cargos que trabalhem com tecnologia da informação.

Justificativa do autor

O senador argumenta que, no mundo atual, não faz sentido cobrar dos aspirantes ao serviço público o entendimento teórico do funcionamento das tecnologias cotidianas. O importante é avaliar o domínio funcional das máquinas, que são ferramentas de trabalho. “Para a administração pública é mais útil recrutar um servidor que saiba operar um computador do que um servidor que apenas domine conhecimentos teóricos, cujo estudo só serviu para marcar as alternativas corretas em uma prova”, escreve o senador em sua justificativa para o projeto.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

HMAR - EDITAL PE 90021.2024

HMAR - EDITAL PE 90021.2024

Newsletter