Logo Folha de Pernambuco

Mais uma questão da IBFC...

Vamos lá, queridos leitores, dar conta de mais uma questão da IBFC para que continuemos com o nosso foco para o TJ. Desta vez, vamos trabalhar um pouquinho de análise sintática que é um assunto adorado pela IBFC.

Observemos que a questão escolhida para hoje subverte a ordem dos termos da oração. Normalmente, temos alguns esquemas sintáticos que podemos descrever da seguinte maneira se presarmos pela ordem direta dos termos da oração:
>> Sujeito + verbo + complementos verbais + adjuntos adverbiais
>> Sujeito + verbo (de ação ou de ligação) + predicativo do sujeito

Pois bem, é justamente sobre esse predicativo do sujeito que vamos falar agora. Predicativo do sujeito é o atributo dado ao sujeito sempre por intermédio de um verbo, seja de ação, seja de ligação. Podemos perceber que na frase: Ela veio se aproximando bonita e esguia.

Temos um sujeito, representado pelo pronome “ELA”; uma locução verbal “VEIO SE APROXIMANDO” e dois núcleos nominais que também prestam informações sobre o sujeito, que são: “BONITA e ESGUIA”. Na questão que vamos fazer agora, vamos perceber que a ordem dos termos da oração foi invertida justamente para que possamos tem mais dificuldade com a interpretação.

Mas o detalhe é: Nós sabemos que, para facilitar a nossa vida, basta-nos colocar tudo na sua ordem direta... simples assim! Observemos, enfim, a questão:
1. Assinale a opção que apresenta, corretamente, a classificação sintática nos termos em destaque na frase: “Bonita, cabelos brancos, esguia, bem vestida, ela veio se aproximando” (1º §):

a) Predicativo do sujeito
b) Adjunto adnominal
c) Sujeito
d) Predicativo do objeto
e) Aposto

Vejamos que Ela veio se aproximando (e estava bonita e esguia)... além de estarmos dizendo que ela veio se aproximando - informação de base verbal; estamos dizendo que ela estava bonita e esguia - informação de base nominal. E é justamente essa informação de caráter nominal; o núcleo nominal do predicado que chamamos de Predicativo do sujeito. Logo o nosso gabarito está na letra “A”.

É necessário que fiquemos de olho nos esquemas de análise sintática a fim de não perder uma questão tão simples e tão valiosa para a nossa colocação final.

(Profa. Fabiana Ferreira é li­cen­cia­da em Língua Portuguesa e Espanhola pela UFPE, especialista em Gramática Normativa e professora de Português do Nuce)

Veja também

Newsletter