Mitos e verdades do processo de coaching

O processo de coaching acelera realização de metas - Arte FolhaPE
Bastante difundido no Brasil e no mundo, o processo de coa­ching é um método utilizado para aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações, ampliando resultados po­sitivos através de conhecimentos de diversas ciências, técnicas e ferramentas. Com origem na palavra inglesa coach, coaching significa trei­namento. Esse termo surgiu no século XVII, na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros (coacher).



Por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser atribuída ao “tutor”, aquele que orienta e ensina estudantes em suas trajetórias acadêmicas. No ano seguinte, em 1831, o coaching derivou para campo dos esportes. Mas foi apenas em 1950 que o termo passou a ser emprega­do como competência de desenvol­vimento de pessoas. O coaching é um processo definido entre o coach - profissional que conduz - e o coachee, como é denominada a pessoa em atendimento.

Formado em Design e Comunicação com ênfase no comportamento humano e pós-graduando em Neuroaprendizagem, o coach Allan Zeek conceitua a atividade. “A primeira coisa que as pessoas precisam prestar atenção é que o coach é um profissional muito mais dedicado ao desenvolvimento de pessoas. Se você está num ‘ponto a’ e quer chegar num ‘ponto b’, nós construiremos um conjunto de estratégias utilizando ferramentas e técnicas validadas cientificamente, tiradas da psicologia e das neurociências, para que possamos atingir esse objetivo. Mas sem receita mágica, não existe fórmula pronta. Cada pessoa é única”, explica.

E é justamente por fazer uso de ferramentas da psicologia e das neurociências que a profissão de coach ainda encontra resistência de outras especialidades. Alguns maus profissionais acabam invadindo um campo que é próprio do tratamento psicológico ou psiquiátrico e isso se torna perigoso, sobretudo nos casos em que existem doenças da mente como depressão e ansiedade, por exemplo. “O profissional de coaching voltado para o desenvolvimento de pessoas tem total consciência de que ele não mexe com estrutura de pessoas que estão alteradas com algum tipo de distúrbio psicológico. Isso compete a outras áreas como a psicologia e psiquiatria”, esclarece Allan.

"Não existe fórmula pronta. Cada pessoa é única", diz Allan Zeek sobre o processo de coaching. - Crédito: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco



“Existe muita resistência em relação ao coach pelo fato de alguns profissionais terem banalizado a profissão. O processo de coaching, na verdade, não tem nada a ver com o processo de psicoterapia e muitos misturam esses processos”, aponta a psicóloga Maria Fernanda Almeida, que procurou formação e hoje também atua como coach.

A psicóloga Alissandra Oliveira também buscou formação em coach, há dez anos. Ela avalia que ainda há desinformação sobre a profissão. “Eu acredito que muitos psicólogos e psiquiatras desconhecem o que é o trabalho de um coach. Isso faz com que eles tenham uma certa resistência em relação a esses profissionais por conta da confusão entre as atividades - as que o coach desempenha, as que psicólogos e psiquiatras desempenham e o que pensa a sociedade em relação a cada uma delas”, avalia.

"Minha dica é: primeiro investigue através de outros clientes que ele já tenha atendido. Verifique onde ele fez a formação. Existem vários cursos, existe o Instituto Brasileiro e o Instituto Internacional de Coaching, que são bastante renomados. Busque sa­ber se ele está preparado para atender à sua necessidade", orienta. 


"Eu acredito que muitos psicólogos e psiquiatras desconhecem o que é o trabalho de um coach", diz Alissandra Oliveira. - Crédito: Alfeu Tavares / Folha de Pernambuco



Áreas de atuação

O processo de coaching pode ser aplicado em diversos campos como o planejamento financeiro e de carreira, aprendizado e estudos, relacionamentos, entre outros. Em cada uma dessas áreas, o método ajuda a facilitar e acelerar metas e objetivos a serem atingidos.

Senado 

Proposta publicada no site E-Cidadania, do Senado Federal, levantou o debate sobre a regulamentação da atividade. Intitulada Criminalização do Coach e assinada pelo sergipano Willian Menezes, já recebeu assinaturas suficientes para ser debatida se transformou na sugestão 26/2019, pronta para ser discutida na Casa. Se tornada lei, será o primeiro passo para regulamentar a atividade no Brasil. A ideia é coibir a prática de má fé. “Isso não quer dizer que não existam profissionais que têm a responsabilidade de compreender até que ponto eles podem ir”, diz Allan Zeek. 


info coach

Crédito: Arte FolhaPE

Veja também

Exército israelense anuncia sua primeira baixa nos combates no Líbano
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Exército israelense anuncia sua primeira baixa nos combates no Líbano

Mega-Sena 2781: aposta do Sertão de Pernambuco acerta quina e leva mais de R$ 59 mil
loterias

Mega-Sena 2781: aposta do Sertão de Pernambuco acerta quina e leva mais de R$ 59 mil

Newsletter