No primeiro semestre, IEL inseriu cerca de 5 mil estagiários pernambucanos no mercado
Nos últimos cinco anos, o IEL-PE formalizou mais de 21,6 mil Termos de Compromisso de Estágio
No primeiro semestre de 2024, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) inseriu cerca de 5 mil estagiários pernambucanos no mercado de trabalho. No País, foram mais de 50 mil estagiários. Já nos últimos cinco anos, o IEL-PE formalizou mais de 21,6 mil Termos de Compromisso de Estágio (TCE).
De acordo com o superintendente do IEL, Paulo Mól, o estágio é um ato educacional que também proporciona a primeira percepção de como funciona o mundo do trabalho. Nesse período, além de aprofundar conteúdos técnicos, o estudante começa a aperfeiçoar habilidades relevantes.
“E para o número de estagiários no mercado ser crescente, é importante que as empresas mantenham os métodos de inserção atualizados, considerando os comportamentos, as atitudes e os aspectos socioemocionais dos estudantes de hoje em dia”, afirmou.
Leia Também
• Inscrições do Concurso do BNDES terminam nesta segunda-feira (19)
• TJPE publica edital de concurso para juiz substituto
• STJ divulga edital de concurso para cadastro reserva de analista judiciário; salário é de R$ 12.455
Ascensão
Enquanto cursava o penúltimo ano de Engenharia Civil, Thiago Almeida deu o primeiro passo na vida profissional ao ingressar, pelo IEL-PE, como estagiário da TPF Engenharia. Um ano depois, no último semestre da faculdade, foi contratado como auxiliar de engenharia.
E ao conseguir o diploma, subiu para a posição de engenheiro civil. Após três anos no posto, alcançou o cargo que ocupa até hoje: gerente de projetos. Segundo Thiago, quando buscou o estágio, a ideia já era a de construir algo para o futuro.
“Queria encontrar um lugar com segurança e oportunidade, onde pudesse desenvolver um bom trabalho e, a partir disso, ter a chance de ocupar uma vaga permanente. Para seguir crescendo, sempre foquei em dar o meu melhor, independentemente do cargo. Buscar orientações com os mais experientes e investir em capacitação continuada também foram fatores decisivos para o meu avanço profissional”, declarou.