Oito dicas para vencer o medo de falar em público

 

Oratória

Oratória - Crédito: Editoria de arte

Falar em público nem sempre é uma tarefa fácil. Há quem tenha verdadeiro pavor de se expressar na frente de plateias, apresentando sintomas como sudorese, gagueira e taquicardia. Situação delicada para quem precisa mostrar um projeto, detalhar relatório ou, simplesmente contribuir com uma opinião.

A dica, segundo especialistas, é utilizar o medo a seu favor. Saber que ele existe é o primeiro passo. Depois, é entender que este é um desafio a ser vencido e que deve ser observado com o uso de algumas técnicas. Controlar os gestos, vestir-se corretamente e estudar o assunto em questão podem ajudar, e muito, no processo de transformação.
Lembrando que existem casos graves, gerados por fobias profundas ou traumas, que precisam de acompanhamento específico. Com essas exceções, todas as pessoas podem enfrentar esse medo. Basta começar com algumas dicas *. 

1. Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.

2. Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar; se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

3. Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, meditação, distensionando seus músculos, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

4. Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.

5. Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, querem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito.

6. Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apresentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema que irá abordar.

7. Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda como isso é poderoso.

8. Por último, treine muito; procure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.

*Dicas de Reinaldo Passadori, especialista em comunicação verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal

 

 

Veja também

Conmebol divulga tabela das semifinais da Libertadores; brasileiros definem vaga fora de casa
LIBERTADORES

Conmebol divulga tabela das semifinais da Libertadores; brasileiros definem vaga fora de casa

Quais os planos de Dorival e da CBF para Neymar na seleção brasileira?
SELEÇÃO BRASILEIRA

Quais os planos de Dorival e da CBF para Neymar na seleção brasileira?

Newsletter