Logo Folha de Pernambuco

Parceria entre a Prefeitura do Recife e o Senac oferece 770 vagas em cursos gratuitos

São mais de 770 vagas em 33 turmas de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional

Parceria entre a Prefeitura do Recife e o Senac, por meio dos programas Qualifica Recife e Senac Gratuidade, foi firmada com o objetivo de gerar mais emprego e renda e capacitar pessoas para o mercado de trabalho. São mais de 770 vagas em 33 turmas de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional. As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro, presencialmente em algumas das escolas profissionalizantes de Recife. As aulas também acontecerão de forma presencial.

Para inscrever-se, é necessário comparecer presencialmente em uma das 11 escolas com vagas portando cópias de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência (para os cursos de qualificação profissional).

Curso de aperfeiçoamento
Para quem deseja entrar em um curso de aperfeiçoamento, levar cópia de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência, comprovação de experiência e certificado de curso de qualificação profissional (ou declaração da empresa empregadora, ou autodeclaração de trabalho/experiência profissional). Todos os documentos devem ser apresentados no ato da matrícula.

Os segmentos em que as vagas se encontram são: Turismo e Hospitalidade, Saúde, Gestão e Comércio e Moda. Os cursos de qualificação são de padeiro, salgadeiro, assistente administrativo, costureiro, cuidador de idoso, cuidador infantil, agente de informações turísticas, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, garçom, recepcionista em meios de hospedagem, organizador de eventos, bartender, entre outros.

Já os cursos de aperfeiçoamento são direcionados para atitude sustentável e meio ambiente, gestão financeira, relacionamento com o cliente e pós-venda, ferramentas de marketing digital, formação de preço de venda, prospecção de clientes, liderança em gestão eficaz de equipes e outros. São cerca de 20 a 25 vagas por curso, com carga horária entre 20 e 260 horas.

11 escolas profissionalizantes
As 11 escolas profissionalizantes da Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife (STQP) que disponibilizam vagas são: Escola Dom Bosco (Avenida Norte), Escola Profissional do Bongi, Escola Profissional Dona Olegarinha (Madalena), Escola Profissionalizante Vila dos Milagres (Ibura), Escola Zuleide Gomes (Beberibe), Escola Maria Sampaio (Ibura), Escola Moacir de Melo Rêgo (Vasco da Gama), Escola Virgem Poderosa (Parnamirim), Escola Engenheiro Baltar (Engenho do Meio), Centro Profissionalizante de Areias e Escola Bidu Krause (Totó).

Veja também

Newsletter