Pernambuco lança edital para 258 bolsas em saúde; veja como se inscrever
Ao todo, serão 99 bolsas integrais de estudos em cursos de nível superior e 159 em ensino técnico
Começam, nesta terça-feira (24), as inscrições para 258 bolsas integrais em instituições privadas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública estadual ou na rede privada como bolsista integral.
As bolsas fazem parte do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE), iniciativa do Governo do Estado. Neste ano, serão oferecidas 99 vagas para o ensino superior e 159 bolsas para o nível técnico.
Os interessados podem se inscrever pelo site formasus.saude.pe.gov.br.
As bolsas dos dois editais correspondem a um investimento na ordem de R$ 16 milhões em mensalidades.
Leia Também
• IFPE oferece 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores; inscrições começam nesta segunda (23)
• ONG promove melhor expectativa de vida para crianças e adolescentes
As inscrições seguem até 6 de junho para cursos de graduação e até 10 de junho para cursos técnicos em saúde.
O resultado final do FormaSUS-PE nível superior deverá ser divulgado em 6 de julho. Já o resultado final do ensino técnico deve ser lançado no dia 8 de julho. O período de matrículas dos dois certames deve ocorrer de 13 a 15 de julho.
O início das aulas será no semestre letivo subsequente ao resultado do processo seletivo, de acordo com o calendário de cada instituição.
Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar o documento “Dúvidas Frequentes” disponibilizado no próprio site ou mandar o questionamento para o e-mail [email protected].
Ensino superior
As bolsas integrais de estudo ofertadas no processo seletivo para ensino superior são dos cursos de medicina (24), enfermagem (57), farmácia (2), fisioterapia (14), nutrição (1) e odontologia (1).
As vagas estão distribuídas em 24 instituições de ensino, localizadas em oito municípios de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres): I Geres, (Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes), II Geres (Nazaré da Mata), III Geres (Escada) e IV Geres (Caruaru e Belo Jardim).
Para participar do processo seletivo do nível superior, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, 2020 ou 2021, além de ter obtido média geral igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Ensino técnico
Para o ensino técnico, serão ofertadas 159 bolsas, distribuídas nos seguintes cursos: técnico em enfermagem (145), técnico em radiologia (12) e técnico em análises clínicas (2).
As vagas estão espalhadas por 44 instituições de ensino, localizadas em 20 municípios nas 12 regionais de saúde: I Geres, (Recife, Olinda, Vitória de Stº Antão, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes), II Geres (Carpina e Limoeiro), III Geres (Escada e Palmares), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns), VI Geres (Arcoverde), VII Geres (Salgueiro), VIII Geres (Petrolina), IX Geres (Ouricuri), X Geres (Afogados da Ingazeira), XI Geres (Serra Talhada) e XII Geres (Goiana).
Para inscrição nos cursos de Ensino Técnico, o candidato deve anexar os seguintes documentos: Ficha 19 como Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Ensino Médio. No caso do candidato que cursou o Ensino Médio em instituição privada, também é necessário anexar a Declaração de Bolsista Integral.