Pesquisa revela que o número de vagas home office caiu para menos de 4% em junho

São Paulo lidera o ranking de estados com mais oportunidades de trabalho a distância

Vojtech Okenka/Pexels

Uma pesquisa conduzida pela Cortex,  empreendimento de inteligência de vendas entre empresas na América Latina, divulgada ontem (28) revelou que, entre as mais de 800 mil oportunidades de emprego listadas nos principais portais do país, apenas 30,8 mil mencionam a possibilidade de trabalho remoto em suas descrições. Esse número representa apenas 3,7% do total e marca a menor porcentagem registrada desde julho de 2022.

De acordo com o levantamento, o setor de serviços é responsável por 31,3% das vagas remotas, totalizando mais de 9 mil oportunidades. Essas vagas abrangem uma variedade de atividades, desde agências de viagens até ensino e treinamento. Em seguida, estão os setores de tecnologia da informação, com 7.969 vagas, e varejo, com 4.141 vagas.

A pesquisa ainda aponta que as áreas como marketing digital, design gráfico, tradução e localização, suporte ao cliente, redação e produção de conteúdo são as que mais se destacam como as oportunidades de trabalho mais flexíveis e adaptáveis ao ambiente remoto. 

Em relação aos estados onde as empresas estão mais receptivas a adotar o modelo home office, São Paulo lidera, seguido pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Paulo Leitner, diretor de people da Cortex, pontua que várias pesquisas indicam que o trabalho remoto é o modelo preferido por muitos colaboradores. Segundo ele, “essa modalidade permite que as empresas busquem profissionais especializados em todo o país, o que é um benefício significativo”. Apesar disso, Leitner destaca que algumas empresas podem sentir-se inseguras em adotar o trabalho remoto como formato definitivo, o que explica por que muitas delas optam por não mencioná-lo na descrição das vagas.

O diretor reforça que a Cortex adotou o modelo de trabalho flexível antes mesmo da pandemia. “Após ouvir nossos colaboradores, adotamos o conceito de "remote first". Essa escolha permitiu que contratássemos talentos de todas as partes do Brasil. Atualmente, possuímos uma estrutura digital consolidada, com ferramentas que facilitam a comunicação entre as equipes. Contamos também com um escritório virtual, onde centralizamos a comunicação entre todos os times”, acrescentou o gestor. 

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Newsletter