PGE-PE elabora checklist para editais de concurso público

Concurso público - Divulgação/Prefeitura de Olinda
Está disponível no site da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) um checklist elaborado pela Procuradoria Consultiva para balizar a elaboração de editais de concurso público. O material contém uma lista de elementos essenciais que devem constar nesses editais, com o objetivo de garantir mais segurança jurídica aos certames. Acesse o novo checklist aqui.

O cheklist foi elaborado a partir das dúvidas jurídicas que o Núcleo de Processos em Matéria de Pessoal da Procuradoria Consultiva costuma receber em relação a cláusulas ou à integralidade de editais. O documento foi discutido com a Secretaria de Administração, responsável por trabalhar junto aos órgãos estaduais a elaboração das regras dos certames, informa a procuradora-chefe da Procuradoria Consultiva, Suely Barros.

“A Consultiva tem como prática a publicação de checklists de instrumentos jurídicos utilizados na administração pública como forma de colaborar com a segurança jurídica e uniformização dos atos da Administração Estadual.”, enfatiza a procuradora, lembrando que todo o material de orientação está disponível no site da PGE-PE. Há checklists de editais, atas de registro de preços, contratos, convênios e aditivos, entre outros.

O procurador do Estado Flávio Germano, coordenador do Núcleo de Processos em Matéria de Pessoal da Procuradoria Consultiva, destaca que o checklist de edital de concurso público traz uma diretriz importante porque menciona aspectos e elementos fundamentais dos editais, espelhando a legislação estadual e a jurisprudência. “O objetivo é facilitar a elaboração do edital e evitar a ausência de cláusulas que possam comprometer a validade do certame ou ensejar dificuldades na sua realização. Quanto mais claro e adequado à legislação o edital, menores as possibilidades de judicialização do certame e retardamento na realização do concurso”, explica.

A Procuradoria Consultiva é a especializada da PGE-PE responsável pela consultoria jurídica e pelo exame dos atos, termos e contratos administrativos dos órgãos estaduais.

Veja também

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata
discordâncias

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata

Cid Moreira: pilates, tênis e esteira eram sagrados para apresentador do Jornal Nacional
CURIOSIDADES

Cid Moreira: pilates, tênis e esteira eram sagrados para apresentador do Jornal Nacional

Newsletter