Projeto do Governo vai beneficiar 600 catadores (as) de recicláveis

Garrafas PET poluem praias e rios e causam outros danos ao meio ambiente - Fernando Frazão / Agência Brasil
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) irá beneficiar, diretamente, 600 trabalhadores de 30 municípios do estado, com oficinas direcionadas a catadores e catadoras de materiais recicláveis, para apresentar o mapeamento das cadeias produtivas e formalização de redes.

A primeira oficina inicia nesta quinta-feira (5), no município do Recife. 

A oficina faz parte do Rescate, Projeto da Seteq, que atua com empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis, na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte.

 O Rescate tem como maior objetivo fortalecer na organização da cadeia produtiva dos catadores, mostrar a importância do trabalho que tanto contribui ao meio ambiente e a sociedade como um todo.

A secretária Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, relata alguns dos assuntos que irão ser abordados nas oficinas. “O Rescate começou com a capacitação para esse catadores, e como continuidade ao projeto, vão acontecer 12 oficinas, com carga horária de 8 horas, que visam proporcionar o conhecimento aos catadores de cooperativas, de lixões e de rua, de como trabalhar em rede. Vamos mostrar qual a importância e vantagens de organizar uma cooperativa e trabalhar em rede e eles também vão se informar sobre os valores de mercado dos materiais recicláveis em nível nacional, estadual e local ”, conta a secretária.

Os participante irão receber certificado de conclusão no final de cada oficina.

O municípios participantes são: Recife, Cabo, Camaragibe, São Lourenço, Paulista, Olinda, Ipojuca, Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma, Abreu e Lima, Jaboatão, Paudalho, Glória de Goitá, Chã de Alegria, Goiana, Condado, Itambé, Itaquitinga, Carpina, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata, Tracunhaém, Moreno, Timbaúba, Aliança, Macaparana e Vicência.

Veja também

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô
Paralimpíadas

Jogos Paralímpicos: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça
Justiça

Apresentado como "marionete" de Castro, Ramagem consegue derrubar inserção de Paes na Justiça

Newsletter