Logo Folha de Pernambuco

Sebrae e Prefeitura de Olinda oferecem capacitação para empreendedores com foco no carnaval

São mais de 500 vagas gratuitas que serão ministradas entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro

Foto: Divulgação

Leia Também

• Concurso do Ibama oferece 460 vagas em todo o Brasil, com cinco oportunidades para Pernambuco

• Hemobrás prorroga inscrições para concurso; prazo terminaria na quinta-feira (23)

O Carnaval de Olinda é, indiscutivelmente, um dos maiores do mundo, tanto pelo volume de público como pela movimentação econômica e a relevância cultural. Entre os milhões de brincantes, agremiações, artistas e outros profissionais que ajudam a construir a Folia de Momo na Marim dos Caetés, um “bloco” costuma se destacar em meio à multidão: o dos vendedores de comidas e bebidas nos polos oficiais do evento. Para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos no período, o Sebrae Pernambuco e a Prefeitura do município vão executar o projeto Empreendedores do Carnaval de Olinda e capacitar, gratuitamente, mais de 500 pessoas. 

As qualificações e mentorias organizadas pelo Sebrae/PE vão ser oferecidas entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro, na Sala do Empreendedor de Olinda (Avenida Liberdade, 68, Carmo). Serão abordados assuntos como qualidade no atendimento ao turista/visitante/cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, formalização do microempreendedor individual (MEI) e entendimento sobre custos, despesas e preço de venda.  

Oficinas

A parceria do Sebrae/PE e a gestão municipal inclui ainda a realização de oficinas de maquiagem e de acessórios para o Carnaval, customização de vestuário e preparação de drinques e coquetéis. De forma a estender o aproveitamento da iniciativa em períodos além da folia momesca serão disponibilizadas aulas sobre uso do Instagram para iniciantes, fotografia com celular, marketing digital e presença online. Completa a grade de ações na Sala do Empreendedor a realização de palestras sobre crédito popular com o BNB e um treinamento de primeiros socorros pela Vigilância Sanitária de Olinda, entre outros órgãos municipais. 

“As capacitações oferecidas vão proporcionar conhecimentos e otimizar as práticas e habilidades dos comerciantes, tudo para melhorar a qualidade da experiência de quem for brincar, conhecer e até trabalhar no Carnaval em Olinda. Em um evento desse porte é fundamental que os empreendedores estejam preparados para atender as necessidades e expectativas dos consumidores. Dessa forma, eles vão alcançar melhores resultados profissionais e desempenho mais favorável nos negócios, além de contribuir para o sucesso de um dos maiores e mais populares festejos do mundo”, afirma a analista do Sebrae/PE Ana Lúcia Nasi. 

A especialista ressalta que os treinamentos são importantes e devem ser empregados pelos empreendedores em muitos outros momentos.

“A gestão financeira não pode ser um obstáculo para o sucesso dos comerciantes. Eles devem aprender questões como precificação de produtos e serviços, diferenciação de gastos, identificação de áreas de desperdício e até implementar estratégias para reduzir custos operacionais. Também é fundamental entender que não basta apenas atrair, mas fidelizar os clientes oferecendo um atendimento de excelência no momento e no pós-venda”, enfatiza. 

A coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo de Olinda, Aurora Barreto, fala da importância da parceria. “O nosso propósito é ofertar uma série de capacitações voltadas aos empreendedores locais, figuras tão importantes para a economia da nossa cidade. Neste caminho, conseguimos movimentar a geração de renda para as famílias, além de assegurar um atendimento qualificado aos moradores, turistas e milhões de foliões que vão tomar conta de Olinda durante o Carnaval 2025", acrescenta. 

As inscrições da ação Empreendedores do Carnaval de Olinda são gratuitas e já estão abertas. Elas podem ser feitas online no link pe.loja.sebrae.com.br ou presencialmente, na Sala do Empreendedor da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Mais informações estão disponíveis no Instagram @saladoempreendedordeolinda. 

Veja também

Newsletter