Logo Folha de Pernambuco

Senai-PE abre mais de 100 vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o Estado

Inscrições para processo seletivo podem ser feitas até quarta (13), no site da instituição

Divulgação

O Senai Pernambuco abre inscrições, desta terça (12) a quarta-feira (13), para os interessados em cursar gratuitamente um dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. Ao todo, serão disponibilizadas 112 bolsas de estudos integrais, distribuídas entre oito cursos, nas modalidades presencial e a distância. As vagas são destinadas para pessoas de baixa renda e que já finalizaram o Ensino Médio.

As inscrições no processo seletivo podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário disponível no site da instituição, onde também está disponível o edital completo. 

O requisito para participar do processo seletivo e garantir uma das bolsas é ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem dos anos de 2019, 2020 ou 2021. As vagas serão preenchidas a partir da ordem de classificação geral dos candidatos, considerando as médias do exame. 

As oportunidades estão sendo oferecidas pelas escolas do Recife (Areias e Santo Amaro); Cabo de Santo Agostinho; Caruaru e Petrolina. As aulas terão início já na próxima segunda-feira (18).
 
De acordo com a diretora de Educação do Senai Pernambuco, Carla Abigail, a oferta de bolsas de estudos para cursos técnicos visa a facilitar o acesso dos pernambucanos à formação profissionalizante, capacitando profissionais para atuarem na indústria nos próximos anos. 

“A última edição do Mapa do Trabalho revela que, até 2025, o setor industrial do Estado precisará de mais de 45 mil profissionais de nível técnico para trabalhar no setor. Nosso papel é contribuir com essa formação”, ressalta. Os cursos têm duração de até 1.200 horas.
 
O resultado da seleção será divulgado nesta quinta-feira (14), a partir das 16h. Os candidatos classificados deverão fazer suas matrículas já na sexta (15), presencialmente, na escola indicada no ato de sua inscrição, munidos das cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar ou documento da escola; documento pessoal de identificação (RG, CNH, Passaporte ou CTPS); CPF; e comprovante de residência. Também será necessário apresentar uma autodeclaração da condição de baixa renda e comprovante contendo as notas do Enem.
 

Veja também

Newsletter