TCE suspende concursos públicos em municípios do Agreste

Decisão de suspender concursos foi tomada pela Primeira Câmara do TCE - TCE-PE / Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) determinou a suspensão de concursos públicos realizados em 2017 e 2018 nos municípios de Altinho, Cupira, Panelas, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte. Os certames haviam sido organizados pelo c, somando centenas de vagas para diversas categorias.

O ato aconteceu após solicitação do Ministério Público de Contas. A Primeira Câmara do TCE referendou, na última quinta-feira (08), uma Medida Cautelar contra ato do presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), Edson de Souza Vieira, por conta da dispensa de licitação que deu origem ao contrato com a empresa Instituto de Administração e Tecnologia (ADM & TEC) para ser a organizadora do concurso público a ser realizado nos cinco municípios. O TCE determinou que seja suspenso qualquer ato relativo aos concursos, tanto o primeiro, que já foi realizado, como os que ainda não tiveram suas provas aplicadas.

Leia também:
MPPE mantém recomendação de anulação do concurso das polícias Civil e Científica  


O procurador do MPCO, Ricardo Alexandre, argumentou que não existiam requisitos para contratação por dispensa, já que a empresa contratada não possui inquestionável reputação, uma vez que não havia realizado concursos públicos para órgãos federais ou tribunais judiciais. Outro ponto levantando por ele foi o fato da empresa, mesmo realizando concurso de grande porte, possuir apenas dois empregados cadastrados nos Sistemas RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Também pesou o fato de haver “indícios de graves irregularidades praticadas pela mesma empresa na Prefeitura de Buíque” (Processo TC nº 1607597-3).

Leia mais sobre o Consórcio Coniape aqui

Verifique os concursos aplicados pela ADM & TEC aqui

Confira aqui mais detalhes sobre a decisão do TCE

Veja também

MPF abre investigação sobre impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família
Apostas online

MPF abre investigação sobre impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família

Blinken pede a Pequim que pare de "alimentar máquina de guerra russa" na Ucrânia
Guerra na Ucrânia

Blinken pede a Pequim que pare de "alimentar máquina de guerra russa" na Ucrânia

Newsletter