Transição de carreira eficiente exige planejamento

"Mudar de trabalho dá trabalho e é preciso disciplina" - Reprodução

Sabe quando você perde o interesse pela profissão ou pensa em conquistar uma posição diferente? E quando sua empresa sofre uma reestruturação e você é desligado, ficando assim sem saber por onde começar? Esse é o momento em que você deve arregaçar as mangas e investir em um programa de transição de carreira. A afirmação é de Irene Azevedoh, Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Lee Hecht Harrison (LHH) América Latina.

Com a velocidade do mundo e na atual conjuntura socioeconômica do Brasil, as empresas têm cada vez mais propiciado para seus executivos desligados programas de transição de carreira. Além de preservar sua marca e manter seus colaboradores engajados, propiciar um programa como este para um executivo que há algum tempo na empresa, auxilia o profissional a se reposicionar. Assim, ele acaba encontrando um novo emprego duas vezes mais rápido que os demais. “Mudar de trabalho dá trabalho e é preciso disciplina e planejamento para ser mais efetivo nas suas buscas e fazer isto sozinho nem sempre é fácil”, diz Irene.

Para trilhar esse novo caminho, a especialista ressalta que é fundamental ter autoconhecimento, clareza dos pontos fortes bem como daqueles que precisam ser desenvolvidos, e dos seus motivadores para definir o próximo passo. “Quando a mudança implicar numa mudança de área ou função é preciso buscar desenvolver as competências esperadas durante a transição. Isto ajudará o profissional a se qualificar para as oportunidades que surgirem. Até porque, o tempo do pleno emprego, quando era necessário apenas mandar o currículo e aguardar o telefone tocar não existe mais. Hoje a oferta de mão de obra qualificada está maior e ganha aquele que sabe o que quer, que é proativo sem ser invasivo, que busca se atualizar e identifica e busca empresas alvo onde pode contribuir com seu conhecimentos e competências.”, explica a Irene.

Leia também:
Desemprego: entre a crise e a oportunidade
Desemprego chega a 13% e tem 1ª queda desde dezembro de 2014
Saúde abre seleção para contratação de profissionais para PE
TJPE abre concurso com 109 vagas


Ao avaliar uma oportunidade, o profissional deve levar em consideração a estabilidade da empresa e o quanto pode se desenvolver nela. “O candidato não deve focar somente na remuneração, mas na sua satisfação pessoal e o quanto os valores e visão da empresa estão alinhados com os seus. Quando há esse casamento entre os valores e organizacionais e os seus, a relação de trabalho é mais duradoura”, diz a consultora.

“Para se ter ideia, nos programas de transição de carreira discutimos com os profissionais onde querem chegar, que empresas solicitam e o que eles têm que fazer para chegar lá, tanto no que diz respeito ao conhecimento e habilidades como nos relacionamentos que podem abrir portas nestas empresas alvo. Portanto, ter uma transição de sucesso, exige foco, determinação, planejamento e ações diárias para atingir seus objetivos”, orienta a especialista da LHH.

Veja também

Venezuela investiga site que arrecada de fundos para derrubar Maduro
Venezuela

Venezuela investiga site que arrecada de fundos para derrubar Maduro

Construtora ACLF segue com seu plano de expansão e chega a Caruaru
Coluna Movimento Econômico

Construtora ACLF segue com seu plano de expansão e chega a Caruaru

Newsletter