Logo Folha de Pernambuco

UNIT e Porto Digital lançam curso para desenvolvedores de Sotware

Porto Digital - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco/arquivo
Em uma ação conjunta com o Porto Digital, a Universidade Tiradentes – UNIT – estão iniciando a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com habilidade em tecnólogo, serão ofertadas 100 vagas anuais, para uma carga horária de 1640 horas e duração de dois anos.

O objetivo é formar profissionais com a capacidade de projetar, implantar e manter softwares computacionais para acompanhar as tendências e mudanças que ocorrem dentro do processo inovador da área de tecnologias dentro das organizações. A demanda surgiu da oferta massiva de empregos no parque tecnológico e vacância, hoje 900 ofertas de contratação abertas, por falta de mão de obra habilitada.

Essa atividade apresenta aspectos de ampla multidisciplinaridade, convergindo com áreas, como Ciência da Computação, Ciências Gerenciais e Ciências Comportamentais. Ao final do curso, os estudantes seão profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as empresas, através do planejamento e implementação de softwares computacionais.

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em fabricas de softwares, bem como nos diversos setores da economia, como indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou mesmo empreendendo e criando seus próprios negócios.

Ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os tecnólogos devem abrir várias janelas de oportunidades que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação oferece, estando apto a acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Esse profissional estará antenado e focado nas tecnologias que nascem diariamente, procurando e adaptando soluções adequadas e compatíveis que atendam seus projetos, evitando a todo custo o desperdício de tempo e de recursos financeiros.

Parcerias

As matrizes curriculares dos cursos foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Fundação Dom Cabral.

Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding está a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos - ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então, sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos(as) formandos(as) no ecossistema. Em seguida, procuramos parceiros de renome para formatar esses cursos e eliminar esse gargalo não só para o agora, mas para o futuro próximo”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.

Mais detalhes sobre o curso

· Centro Universitário Tiradentes

Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares

Com modelo triplo híbrido, com aulas tanto por EAD, quanto no Porto Digital e bootcamp (programa imersivo e intensivo de treinamento direto nas empresas). Nos dois anos de formação, os alunos terão aulas que passam da introdução à programação a data science e inteligência artificial.

Especialização em Desenvolvimento de Software

Voltada para profissionais da área de exatas ou egressos dos cursos de TI. A especialização tem como foco aproveitar a matriz curricular em comum com a ciência da computação para abrir um novo mercado de trabalho para quem quer escolher uma nova carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Programação, engenharia de software e desenvolvimento ágil estão entre os tópicos trabalhados durante o curso.

Igualdade de Gênero

Além dos novos cursos co-branding, o Porto Digital também tem estabelecido uma série de ações em educação e equidade de gênero por meio do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs). Divididas nos eixos de Formação, Qualificação e Fomento, as ações da iniciativa se dividem em oficinas, hackathons, Curso Técnico de Programação, curso de atualização profissional e outras atividades voltadas tanto para estudantes do ensino médio e superior quanto para as profissionais que trabalham no parque.

Lançada em 2018, a iniciativa tem como princípios a desmistificação da ideia de que tecnologia não é “lugar de mulher”; além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em uma realidade com maior presença feminina, mais acolhedor às mulheres e com igualdade de oportunidades.

Veja também

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento
justiça

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula
Justiça

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula

Newsletter