UNIT e Porto Digital lançam curso para desenvolvedores de Sotware
O objetivo é formar profissionais com a capacidade de projetar, implantar e manter softwares computacionais para acompanhar as tendências e mudanças que ocorrem dentro do processo inovador da área de tecnologias dentro das organizações. A demanda surgiu da oferta massiva de empregos no parque tecnológico e vacância, hoje 900 ofertas de contratação abertas, por falta de mão de obra habilitada.
Essa atividade apresenta aspectos de ampla multidisciplinaridade, convergindo com áreas, como Ciência da Computação, Ciências Gerenciais e Ciências Comportamentais. Ao final do curso, os estudantes seão profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver soluções para as empresas, através do planejamento e implementação de softwares computacionais.
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em fabricas de softwares, bem como nos diversos setores da economia, como indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou mesmo empreendendo e criando seus próprios negócios.
Ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os tecnólogos devem abrir várias janelas de oportunidades que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação oferece, estando apto a acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Esse profissional estará antenado e focado nas tecnologias que nascem diariamente, procurando e adaptando soluções adequadas e compatíveis que atendam seus projetos, evitando a todo custo o desperdício de tempo e de recursos financeiros.
Parcerias
As matrizes curriculares dos cursos foram construídas com a participação do conjunto de empresários (as) do parque para atender à demanda atual por profissionais e garantir o crescimento sustentável do polo tecnológico. Os cursos serão ofertados pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Fundação Dom Cabral.
Com início das atividades já no segundo semestre de 2019, as aulas terão foco em desenvolver competências e habilidades requisitadas pelo mercado e garantir o nível de empregabilidade com constante contato entre os estudantes e as empresas do Porto Digital. “Entre os diferenciais desses cursos co-branding está a Residência. A ideia, emprestada dos cursos de medicina, é que esses profissionais em formação já se integrem às empresas do parque por meio de imersão. Com isso, as próprias companhias ajudam a moldar o currículo não só acadêmico, mas de experiência profissional com programação desde o início”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
A criação dos cursos co-branding surgiu de uma necessidade do parque: atualmente, as empresas embarcadas no Porto Digital contam com cerca de 900 vagas em aberto. Além dessa capacidade ociosa, o parque tecnológico tem previsão de dobrar de tamanho em número de profissionais e de empresas nos próximos cinco anos - ou seja, sair dos 9 mil colaboradores para cerca de 20 mil e de 328 empresas para 600 até 2024. “Por conta dessa previsão de crescimento, precisamos acelerar a formação de capital humano. Então, sentamos com empresas do parque para montar o conteúdo desses cursos para que atendam às necessidades do mercado. A ideia é promover cursos que tenham como centralidade o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas a problemas reais, bem como competências socioemocionais que facilitam o trânsito e permanência dos(as) formandos(as) no ecossistema. Em seguida, procuramos parceiros de renome para formatar esses cursos e eliminar esse gargalo não só para o agora, mas para o futuro próximo”, comenta a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.
Mais detalhes sobre o curso
· Centro Universitário Tiradentes
Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares
Com modelo triplo híbrido, com aulas tanto por EAD, quanto no Porto Digital e bootcamp (programa imersivo e intensivo de treinamento direto nas empresas). Nos dois anos de formação, os alunos terão aulas que passam da introdução à programação a data science e inteligência artificial.
Especialização em Desenvolvimento de Software
Voltada para profissionais da área de exatas ou egressos dos cursos de TI. A especialização tem como foco aproveitar a matriz curricular em comum com a ciência da computação para abrir um novo mercado de trabalho para quem quer escolher uma nova carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Programação, engenharia de software e desenvolvimento ágil estão entre os tópicos trabalhados durante o curso.
Igualdade de Gênero
Além dos novos cursos co-branding, o Porto Digital também tem estabelecido uma série de ações em educação e equidade de gênero por meio do programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes (MINAs). Divididas nos eixos de Formação, Qualificação e Fomento, as ações da iniciativa se dividem em oficinas, hackathons, Curso Técnico de Programação, curso de atualização profissional e outras atividades voltadas tanto para estudantes do ensino médio e superior quanto para as profissionais que trabalham no parque.
Lançada em 2018, a iniciativa tem como princípios a desmistificação da ideia de que tecnologia não é “lugar de mulher”; além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em uma realidade com maior presença feminina, mais acolhedor às mulheres e com igualdade de oportunidades.
Veja também
justiça
Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento
Justiça