[Vídeo] Estudo on-line: aprovação via internet

Estudo On-line - Divulgação
Fazer uso da tecnologia e da rede mundial de computadores pode elevar bastante o nível de preparação de quem está buscando aprovação em concursos públicos. Contudo, é preciso ter cuidado com a qualidade da informação para não acabar prejudicando o aprendizado pela falta de cuidado com o conteúdo acessado nessas ferramentas digitais. A Folha de Pernambuco separou algumas dicas para o concurseiro conseguir tirar melhor proveito dos recursos disponíveis na web.



O professor de matemática para concursos, Josemar Martins, dá algumas sugestões para usar a internet e as mídias digitais em benefício do aprendizado. Ele alerta para a importância de checar a confiabilidade das informações acessadas em sites e blogs de concursos. Segundo o professor, é preciso garantir a boa reputação das empresas e veículos que oferecem esses conteúdos, fazendo uma comparação com referências bibliográficas, checando a avaliação de outros usuários e pedindo sugestões para professores.

Além disso, um detalhe muito importante é saber se o material a se estudar está atualizado. “Imagine só você baixar um conteúdo, passar horas lendo ou assistindo videoaulas e quando chegar na prova descobrir que a lei que você estudou foi revogada há dois, três anos. Isso vai te acabar num concurso. Então, a atualização dos conteúdos é muito importante”, orienta. Sobre a atualização de leis, eles recomenda aos concurseiros que se certifiquem sobre a legislação estudada no site Imprensa Nacional, portal oficial do Congresso, no endereço www.in.gov.br

Separamos, abaixo, algumas ferramentas de estudo que podem ser exploradas pelos concurseiros, com dicas de como usá-las de forma eficiente.

PDF

É um formato de arquivo bastante procurado por concurseiros. As apostilas em pdf podem ser encontradas em sites especializados que oferecem pacotes pagos, mas também é possível acessar bastante material gratuito. Essa ferramenta é importante, pois pode ser baixada e acessada de seu computador ou tablet e acessada em outro momento, sem internet. Também é recomendável a impressão desses materiais, sempre com o cuidado de checar se o conteúdo é confiável e atualizado. “Nem sempre você tem a disponibilidade da internet. Então é importante ter também um conteúdo off-line”, sugere o professor.

Videoaula

É um recurso que transporta o aluno para sala de aula sem que necessariamente ele precise sair de casa. Nesses vídeos, o professor aborda os diversos conteúdos do edital, com teoria e resolução de questões. O diferencial para uma boa videoaula, assim como numa aula comum, é a didática do professor, por isso é preciso levar em conta a qualidade da aula, bem como se ela está atualizada. É recomendado usar as videoaulas naqueles conteúdos que a simples leitura de apostilas em pdf não foi suficiente para a fixação do conteúdo.

Audioaula

Ferramenta que pode ser útil para quem não tem muito tempo para dedicar aos estudos, pois pode ser ouvida no trânsito ou numa simples caminhada matinal. Assim como a videoaula, deve ser encarada como um complemento ao estudo mais aprofundado do conteúdo com a leitura de apostilas em pdf.

Redes Sociais

Existem grupos de estudos especializados em concursos no Facebook e WhatsApp. Procure esses grupos, se cadastre e comece a trocar informações com outras pessoas. Esses fóruns são uma importante fonte de informação não só sobre disciplinas cobradas como pa­ra ficar sabendo de novos editais.

Questões online

Existem sites voltados exclusivamente para resolução de questões de concursos. Entre os mais famosos, o QConcursos e Banca de Estudo. Esses sites oferecem planos pagos, mas também a possibilidade de resolução gratuita de questões. A vantagem de aderir ao plano é acessar comentários de professores e fazer uma avaliação do desempenho em cada disciplina do seu concurso. Nesses sites é possível, inclusive, resolver simulados com o tempo real, com o mesmo conteúdo cobrado em seu edital.

Veja também

Ruínas e lágrimas após bombardeio israelense contra povoado no Líbano
Bombardeio israelense

Ruínas e lágrimas após bombardeio israelense contra povoado no Líbano

França envia navio militar ao Líbano por "precaução" em caso de evacuação
Líbano

França envia navio militar ao Líbano por "precaução" em caso de evacuação

Newsletter