Logo Folha de Pernambuco

1º suplente de deputado estreita relações com Raquel para ser candidato a prefeito

Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, o primeiro suplente de deputado, Fábio Lisandro, vai despontando como a maior liderança política do grupo de oposição. Ele está no ataque e já se reuniu com a governadora Raquel Lyra na última sexta-feira (4) para combinar o jogo.

Fábio Lisandro aproveitou para tratar de outros assuntos como abastecimento d’água, ações da Compesa, gestão das águas da Transposição do Rio São Francisco e a necessidade de investimentos no Campus Salgueiro da UPE. A governadora também ficou a par sobre a situação da Univasf no município.

Ele informa que conversaram ainda sobre a consolidação do polo agrícola do Pau Ferro, com possibilidade de estruturação da estrada de acesso ao distrito, facilitando o escoamento da produção. Ainda tratou da permanência da Fundação Altino Ventura em Salgueiro e novos serviços médicos no município, que serão credenciados através do Sassepe. A requalificação das estradas da região também entrou em pauta. “Haverá um olhar especial para reestruturação de toda malha viária, inclusive a conclusão da PE que liga Terra Nova a Cabrobó e a recuperação da PE-438 que liga o Distrito de Umãs à BR-232”, informou o pré-candidato.

“Estou muito convencido de que a governadora Raquel Lyra está no caminho certo e recolocará Pernambuco no trilho do desenvolvimento. Nosso Leão do Norte voltará a um posicionamento de vanguarda, como foi outrora. E eu estou no jogo”, afirmou.

Para ser candidato

No Cabo de Santo Agostinho, o vereador do PT, Dr. Zé Carlos, pode estar fazendo uma travessia cheia de intenções. Vereador eleito em terceiro lugar em seu município, ele participou de animada conversa com o presidente estadual do União Brasil, Marcos Amaral. A pauta foi as próximas eleições para prefeito, que o vereador quer disputar. E se não for pelo Partido dos Trabalhadores, pode ser pelo União Brasil.

Reduziu

O prefeito de Flores (PE), no Sertão do Pajeú, Marconi Santana, reduziu o próprio salário em 25%. Parte dos servidores não efetivos da prefeitura também terão os vencimentos reduzidos. O decreto municipal determina a diminuição da jornada de trabalho em 25% e corte das gratificações no mesmo percentual. A medida vale por 90 dias. Entre as justificativas, estão a queda de 58,6% do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em relação ao ano passado e a suspensão dos recursos da complementação pela União à educação.

Soltos

Já estão em liberdade os dois vereadores de Santa Terezinha (PE), no Sertão do Pajeú, que haviam sido presos durante a ‘Operação Conluio’, da Polícia Civil, no último mês de maio. Doutor Júnior e Manoel Grampão respondem por peculato, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação. Eles foram presos na penitenciária de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. A tesoureira da Casa, identificada como Gorete Soares, também presa durante a operação, já respondia em liberdade. O Ministério Público estadual deve recorrer da decisão.

Apoio

Em Paulista, no Grande Recife, o prefeito Yves Ribeiro recebeu apoio da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, partidos com maior representatividade na cidade. Durante a cerimônia, o prefeito nomeou o historiador, professor da Secretaria de Educação da cidade e presidente municipal do PCdoB, Wallace Melo, como o novo secretário executivo de Ciência e Tecnologia. Yves Ribeiro também empossou o administrador, pós-graduado em Gestão Pública, especialista no Terceiro Setor e presidente do PV local, Túlio Patriota, como secretário executivo de Políticas Sociais e Direitos Humanos. O prefeito havia dito que não pensa, no momento, em reeleição, mas os últimos acontecimentos mostram outra coisa.

Veja também

Newsletter