Logo Folha de Pernambuco

8 nomes, um destino e as eleições

A disputa para a vaga de prefeito na cidade de Belo Jardim promete ser bastante acirrada. Até o momento, pelo menos 8 nomes já se colocaram como pré-candidatos que pretendem sentar na cadeira em que está o atual prefeito, Francisco Hélio de Melo Santos (PTB).  

Mas até lá o caminho é duro e até que as convenções partidárias aconteçam, outros nomes podem surgir ou até mesmo desistir da disputa, como vem acontecendo em outros municípios. De acordo com a Emenda Constitucional n° 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1° e 2° turnos), as convenções que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão agora de 31 de agosto a 16 de setembro. Neste caso, o prazo para deliberação sobre coligações e a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador vem preocupando boa parte dos partidos em Belo Jardim.

Dos que aguardam a confirmação oficial da candidatura, estão dois vereadores; Givandro Estrela (DEM) e Wilson Maciel (PTB); o empresário Antônio Cavalcante (DC); o servidor público do IFPE, Edson Lucena (PMN); o Dr. Leonel Pimenteira (sem partido); o professor Adones Valença (PSOL); e dois representantes de partidos, Beto de Lulão (PT) e Isabelle Mendonça (PSB).       

O desafio dos partidos agora é definir a formação de chapa faltando 13 dias para o prazo final. Não é apenas a prefeitura que poderá ter eleições acirradas, a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores também promete uma boa briga. Só entre o PTB e o Republicanos, partidos que apoiam o atual prefeito, são 40 pré-candidatos a vereadores. 

Concurso reaberto > A Câmara Municipal de Salgueiro reabriu as inscrições para o concurso público que tem o objetivo de contratar 36 profissionais com nível fundamental, médio e superior. As inscrições vão até o dia 13 de setembro e tem vaga para agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, técnico em informática, procurador legislativo, contado, auxiliar de serviços gerais, recepcionista e assistente da ouvidoria.

O homem da disputa> O vereador Welington JK (PEN) voltou à sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, depois de um tempo ausente, defendendo a volta das vaquejadas e dos torneios de futebol, após já ter defendido as rinhas de galo. Dessa vez, teve o apoio do vereador Rivelton Santos (REDE).

A vez dos artistas > O Ministério Público de Pernambuco, por meio das Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos dos Municípios de Cachoeirinha, Araçoiaba e Igarassu, e aos seus secretários de Cultura e Turismo para que efetuem o cadastramento prévio de todos os artistas e categorias ligadas à cultura e à arte, e também promovam ampla divulgação das informações referentes ao valor repassado.

Retrocederam > Os municípios de Ouricuri e Araripina tiveram que recuar para a fase 4 do Plano de Convivência com a Covid-19, do Governo do Estado. O aumento no número de casos graves da doença na região foi o principal motivo. As novas medidas surgem após o isolamento rígido na fase 2. A fase 4 permite, além dos serviços essenciais, o funcionamento do varejo de bairro; varejo de centro; centros comerciais, praças de alimentação e comércio atacadista no sistema de delívery.

Veja também

Ministro de Minas e Energia orienta Aneel a liberar bônus de Itaipu para aliviar contas de luz
PREÇO

Ministro de Minas e Energia orienta Aneel a liberar bônus de Itaipu para aliviar contas de luz

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF
economia

Cuba analisa possibilidades em caso de litígio com fundo especulativo CRF

Newsletter