8 nomes, um destino e as eleições
A disputa para a vaga de prefeito na cidade de Belo Jardim promete ser bastante acirrada. Até o momento, pelo menos 8 nomes já se colocaram como pré-candidatos que pretendem sentar na cadeira em que está o atual prefeito, Francisco Hélio de Melo Santos (PTB).
Mas até lá o caminho é duro e até que as convenções partidárias aconteçam, outros nomes podem surgir ou até mesmo desistir da disputa, como vem acontecendo em outros municípios. De acordo com a Emenda Constitucional n° 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1° e 2° turnos), as convenções que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão agora de 31 de agosto a 16 de setembro. Neste caso, o prazo para deliberação sobre coligações e a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador vem preocupando boa parte dos partidos em Belo Jardim.
Dos que aguardam a confirmação oficial da candidatura, estão dois vereadores; Givandro Estrela (DEM) e Wilson Maciel (PTB); o empresário Antônio Cavalcante (DC); o servidor público do IFPE, Edson Lucena (PMN); o Dr. Leonel Pimenteira (sem partido); o professor Adones Valença (PSOL); e dois representantes de partidos, Beto de Lulão (PT) e Isabelle Mendonça (PSB).
O desafio dos partidos agora é definir a formação de chapa faltando 13 dias para o prazo final. Não é apenas a prefeitura que poderá ter eleições acirradas, a disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores também promete uma boa briga. Só entre o PTB e o Republicanos, partidos que apoiam o atual prefeito, são 40 pré-candidatos a vereadores.
Concurso reaberto > A Câmara Municipal de Salgueiro reabriu as inscrições para o concurso público que tem o objetivo de contratar 36 profissionais com nível fundamental, médio e superior. As inscrições vão até o dia 13 de setembro e tem vaga para agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, técnico em informática, procurador legislativo, contado, auxiliar de serviços gerais, recepcionista e assistente da ouvidoria.
O homem da disputa> O vereador Welington JK (PEN) voltou à sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, depois de um tempo ausente, defendendo a volta das vaquejadas e dos torneios de futebol, após já ter defendido as rinhas de galo. Dessa vez, teve o apoio do vereador Rivelton Santos (REDE).
A vez dos artistas > O Ministério Público de Pernambuco, por meio das Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos dos Municípios de Cachoeirinha, Araçoiaba e Igarassu, e aos seus secretários de Cultura e Turismo para que efetuem o cadastramento prévio de todos os artistas e categorias ligadas à cultura e à arte, e também promovam ampla divulgação das informações referentes ao valor repassado.
Retrocederam > Os municípios de Ouricuri e Araripina tiveram que recuar para a fase 4 do Plano de Convivência com a Covid-19, do Governo do Estado. O aumento no número de casos graves da doença na região foi o principal motivo. As novas medidas surgem após o isolamento rígido na fase 2. A fase 4 permite, além dos serviços essenciais, o funcionamento do varejo de bairro; varejo de centro; centros comerciais, praças de alimentação e comércio atacadista no sistema de delívery.