Logo Folha de Pernambuco

A determinação que quebrou o galho dos prefeitos

A determinação do Governo de Pernambuco que implantou a quarentena de 11 dias em todo Estado não pegou ninguém de surpresa nas diversas cidades do interior. Muito pelo contrário, a decisão já era esperada.

Na verdade, a decreto, anunciado pelo governador Paulo Câmara (PSB) até quebrou o galho de prefeitos que assistiam a Covid crescer assustadoramente em seus municípios e enfrentavam verdadeira fúria de comerciantes, empresários e lojistas contra o fechamento dos seus negócios.

O Estado a Covid-19 estrangulam o sistema de saúde do Estado com uma taxa de ocupação de UTI acima dos 95%. Pelas cidades do interior 100% de lotação virou lugar comum em quase todas as Unidades de Saúde. 

Em quase todos os municípios a Câmara de Dirigentes Lojistas e outras unidades patronais já começaram a gritar e o movimento de não aceitar. Eles temem pela quebra dos comércios e o aumento do desemprego que já registra números absurdamente grandes. A conta chegou. E chegou, literalmente, matando.

Tudo suspenso > Em Bodocó os atendimentos nas repartições públicas estão suspensos até o dia 31 de março, por determinação da prefeitura. A norma, assinada no dia 8 de março, visa preservar vidas, evitando aglomerações. Serviços essenciais nas áreas da saúde, limpeza pública, iluminação, segurança e assistência social não serão paralisados. “Nossa equipe está atenta aos índices epidemiológicos, também na Região do Araripe e todos nós precisamos fazer a nossa parte nessa batalha, recomenda o prefeito Dr Otávio (PSB)

Cadê o pagamento? > Em Salgueiro, Floresta e região os vereadores estão chiando e pedindo providencias a prefeitos e deputados aliados. É que moradores da zona rural estão sofrendo com a paralisação da “Operação Pipa”, coordenada pelo Exército. Pipeiros afirmam que estão sem receber desde dezembro de 2020, acarretando no desabastecimento de centenas de famílias do Sertão pernambucano. Proprietários de carros-pipa fizeram um protesto nesse domingo, 14, em Floresta, um dos municípios de maior extensão territorial do Sertão. Ao todo, 20 pipeiros do município deixaram de levar água para quem precisa.

Cancelando o aumento > Para cancelar o aumento de 4,88% no valor dos remédios, os deputados Danilo Cabral e Denis Bezerra (PSB) protocolaram um projeto para sustar os efeitos do reajuste. A portaria já foi autorizada pela Anvisa, e os novos preços já podem ser aplicados pelas farmacêuticas. A regulação é válida para mais de 19 mil medicamentos. Os parlamentares entendem que a medida imposta em plena crise econômica e sanitária é prejudicial para a população.

Têm direito de faltar > O deputado estadual Fabrízio Ferraz (PP) quer abonar faltas em instituições de ensino para estudantes que sejam policiais civis, militares, penais, bombeiros militares ou agentes socioeducativos, ausentes em decorrência do serviço. Ele diz que a matéria faz parte de um pacote de medidas do seu mandato que visa a valorização dos profissionais da segurança e a defesa dos direitos da categoria.

Veja também

Após revés do PT, Lula traça plano de aproximação com prefeitos para neutralizar bolsonarismo em 26
PARTIDO

Após revés do PT, Lula traça plano de aproximação com prefeitos para neutralizar bolsonarismo em 2026

Embaixador de Israel em Washington sinaliza cessar-fogo com Hezbollah 'dentro de alguns dias'
MUNDO

Embaixador de Israel em Washington sinaliza cessar-fogo com Hezbollah 'dentro de alguns dias'

Newsletter