Logo Folha de Pernambuco

A disputa pela presidência da Câmara de Cabrobó e o revés do Executivo

O prefeito de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, Galego de Nanai (Avante), está ‘cortando um dobrado’ com seu grupo político. Isso porque desde que assumiu a gestão em 2021, não conseguiu eleger um nome seu para a presidência da Câmara de Vereadores, apesar de possuir maioria na Casa.

Os dias difíceis começaram com a derrota na eleição do primeiro biênio, quando lançou o nome do seu aliado, o vereador Valdo do Caldeirão. Os parlamentares, incluindo os do próprio grupo, não acataram e elegeram o futuro ex-aliado, Rony Russo.

O desgaste só aumentou quando chegou a hora da segunda eleição, após uma ação judicial. Os vereadores não quiseram ouvir a sugestão do prefeito e quem levou vantagem foi a oposição, mais uma vez, que apesar de estar em menor número, conseguiu articular a reeleição de Rony Russo. Até então Rony era do grupo de Nanai.

A falta de consenso se alastrou para a votação do biênio 2023/24, que aconteceu nesta semana. Praticamente sem nenhum apoio na Casa, o prefeito sugeriu os nomes de Virlane Saraiva e o do próprio Rony Russo, mas não foram acatados. A Casa elegeu o vereador Paulo Gonçalves, da oposição. Poucas horas depois Rony anunciou a saída da bancada de situação.

O prefeito, que começou o mandato com 10 parlamentares ao seu lado, chega na metade de 2022 amargando seis aliados.

A paz política e na vida

Já aconteceu a Missa em Ação de Graças que celebrou 22 anos de paz entre famílias Benvindo, Nogueira, Claudio, Russo e Araquan, que brigavam politicamente, e depois pessoalmente, no Sertão de Pernambuco. Barná Russo, Joselito Nogueira, Rogerio Araquan e José Neto Benvindo organizaram o evento, importantíssimo para quem viu familiares em conflitos sangrentos.

Como previsto

Ninguém espera surpresa de última hora na convenção estadual do PDT, que acontece hoje no Recife. O partido diz que vai lançar cerca de 40 candidatos, entre estaduais e federais. Alvo de muita pressão, a legenda vai mesmo com a Frente Popular, fechada com Danilo Cabral (PSB), para governador, Luciana Santos (PCdoB) a vice e Teresa Leitão (PT) ao Senado.

Antecipando

Através do requerimento do vereador Anderson Correia (PP), criou-se a expectativa de que a votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caruaru (Agreste) pode ser antecipada para a esta semana. Isso seria uma novidade, já que a tradição reza que a eleição para o comando do Legislativo aconteça sempre em dezembro. Para a eleição ser antecipada, uma maioria simples, de apenas 12 vereadores, pode aprovar o requerimento. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), deve disputar a reeleição.

O repúdio à agressão

A Câmara de Vereadores de Petrolina lamentou o fato ocorrido no último domingo (31/07), quando o ex-vereador Cícero Freire, teria agredido a jornalista Pupi Rosenthal, dessa Folha de Pernambuco, enquanto a profissional tentava cobrir a convenção do União Brasil no Clube Internacional do Recife. Em nota, o presidente do Legislativo, vereador Aero Cruz, considerou o episódio grave. Primeiro por se tratar de agressão a uma mulher, e depois por atentar contra a democracia.

Veja também

Ebserh divulga banca organizadora de concurso com 541 vagas; há oportunidades para Pernambuco
Concursos e Empregos

Ebserh divulga banca organizadora de concurso com 541 vagas; há oportunidades para Pernambuco

Defesas de megajulgamento por estupro na França denunciam 'pressão da opinião pública'
CASO GISELE PELICOT

Defesas de megajulgamento por estupro na França denunciam 'pressão da opinião pública'

Newsletter