A eleição de Petrolina e a Fênix que precisa renascer
Depois das eleições e o resultado demolidor pró-prefeito Miguel Coelho (MDB) em Petrolina, a oposição na maior cidade do Sertão precisa renascer das cinzas a que foi alçada. Essa Fênix só renascerá através de um projeto que se apresente exitoso e verdadeiro. O que não se viu até aqui.
Aliás, projeto parece não ser uma característica muito peculiar nos players que disputaram a eleição na terra de Dom Malan. A turma se concentrou em atacar, desqualificar e envolver a campanha em críticas, que não receberam a aderência da população, que aprovava o mandato do jovem prefeito.
A estratégia da oposição foi que sairia cada um por si com a artilharia na primeira coluna, e todos se encontrariam no segundo turno. Acontece que as bombas pareciam bombinhas de evento junino em uma festa desanimada, que não eram capazes de assustar.
Cidade politizada e acostumada a grandiosidade, Petrolina viu o seu dia a dia virar canteiro de obras e o investimento chegar por toda parte, quebrando o discurso da ineficácia que os Coelhos pregavam desde a eleição passada.
Talvez, a grade lição seja que a estratégia foi equivocada e que, mais do que a crítica, apareçam as novas ideias junto com outras alternativas. Mas que sejam críveis, com modernidade e que traga mais resultados que discursos. Aliás, essa máxima deveria valer para todos os municípios: mais trabalho e menos conversa.
Especulações de sempre>Em Santa Maria da Boa Vista (PE), as velhas especulações já cercam o futuro governo de George Duarte (PP) sobre quem fará parte do seu secretariado. O prefeito eleito faz mistério, mas não adianta. Entre seus aliados vários nomes já começam a surgir, a exemplo de Carlos Augusto para a Educação e Aurélio para a Saúde.
Nada de festas>Em Carnaíba (PE), a prefeitura municipal suspendeu por meio de decreto, e por prazo indeterminado, a realização de shows ou qualquer atividade semelhante. Tudo por conta da pandemia de Covid-19, que vem novamente preocupando as autoridades no Estado.
Com a ministra>Prefeita eleita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino (DEM) reuniu-se em Brasília com a ministra Tereza Cristina (Agricultura). O encontro foi viabilizado através do ex-ministro Mendonça Filho (DEM) e tratou rapidamente de projetos nas áreas da agricultura, pecuária e abastecimento para os municípios de médio porte do Estado, do qual Bezerros está incluído.
Rorró, a anfitriã>Após ser eleita mais uma vez à Prefeitura de Floresta (PE), Rorró Maniçoba (PSB) foi a anfitriã de um encontro com outros prefeitos eleitos e reeleitos no Sertão de Itaparica. A reunião aconteceu na residência de Rorró. Na pauta, o fortalecimento dos municípios da região e as novas demandas para o quadriênio 2021-2024.
Mais um ministro>Petrolina receberá mais um ministro do Governo Bolsonaro. Onyx Lorenzoni (Cidadania) cumprirá agenda na cidade no próximo dia 11 para lançar o programa ‘Brasil em Campo’, destinado ao incentivo de atividades esportivas. Ele ainda irá a Serra Talhada e ao Recife.