A eleição e a reviravolta em Capoeiras
Uma reviravolta mexeu com a cidade de Capoeiras, no Agreste pernambucano, nas vésperas das eleições municipais. Acontece que Tribunal Regional Eleitoral decidiu, nos minutos finais antes das eleições, que o todos os votos que o candidato a prefeito, Luiz Claudino de Souza – Dudu (PL), recebesse nesse domingo, deveriam ser anulados, após decidirem por 6 votos a uma abstenção, que o registro de candidatura do ex-prefeito deveria ser rejeitado.
A decisão foi tomada depois que seus adversários, Carlos Batata (Avante), Marcos Felipe Pessoa (MDB) e Joaquim Costa Texeira (PSB), não aceitaram que a Justiça Eleitoral tivesse aprovado as contas de Dudu, do exercício financeiro de 2012, deferindo sua candidatura. A decisão acabou sendo alvo de diversas ações impetradas pelos três adversários de Dudu e pelo Ministério Público Eleitoral.
Não teve jeito, mesmo com uma aprovação em primeira instância no dia 24 de outubro, a insistência das ações levaram os desembargadores a entenderem que seria “inevitável a declaração de inelegibilidade” de Dudu. Tendo como referência, diversos outros casos semelhantes que já aconteceram. Com isso, a decisão da última sexta-feira (13), apesar de ainda caber recurso no Tribunal Superior Eleitoral, Dudu provavelmente não conseguirá reverter a determinação.
Portanto, mesmo com o pedido de recurso, os votos recebidos pelo ex-prefeito foram anulados, tornando aptos apenas, Carlos Batata, Marcos Felipe Pessoa e Joaquim Costa Texeira.
Atentados na véspera > Em Afrânio, apoiadores do prefeito-candidato, Rafael Cavalcanti (PSB) sofreram atentado a bala na véspera da votação. O fato policial deixou o clima eleitoral ainda mais tenso na cidade. Apoiadores de Rafael sofreram o atentado enquanto realizavam uma fiscalização na zona rural, no intuito de coibir uma suposta compra de votos.
Apuração online > Em Dormentes, a tradicional apuração de votos na praça da cidade não foi realizada este ano em virtude da pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pela então prefeita, e até então candidata à reeleição, Josimara Cavalcanti (PSB), e pela vice da sua chapa, Corrinha de Geomarco (PSB), por meio das redes sociais. O canal do PSB de Dormentes no YouTube acompanhou todo o processo.
Proibidos > A Juíza Eleitoral, Thaís De Prá, da 77ª Zona que compreende os municípios de Cabrobó e Orocó, aprovou um pedido de Tutela Provisória de Urgência do Ministério Público de Pernambuco proibindo todos os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito(a) e vereador(a), de realizarem atos presenciais no município. O descumprimento poderia acarretar multa no valor de R$ 100.000,00 por cada evento irregular.
Santinhos da discórdia > Em Caruaru, a Organização dos Advogados do Brasil chamou a atenção dos candidatos pela quantidade de santinhos que tomaram conta das ruas e calçadas na cidade, o que para o TRE pode ser considerado crime eleitoral. A OAB Caruaru disponibilizou, no dia da votação, um contato telefônico e um e-mail para receber denúncias de crimes eleitorais.