Logo Folha de Pernambuco

A exoneração dos conselheiros e o jogo bruto da política

A portaria assinada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) contendo as exonerações de membros do Conselho Estadual de Educação (CEE), nomeados no governo do PSB, continua rendendo polêmica.

Os conselheiros se amparam em artigos da lei que asseguram a manutenção do mandato, até que seja encerrado por um longo período de ausência não justificada, ou mesmo com uma renúncia. A exoneração não estaria prevista.

O deputado estadual Rodrigo Faria, do PSB, aumentou o tom afirmando que “os atos, publicados no Diário Oficial do Estado, vão de encontro ao artigo 4º da Lei 11.913/2000, que trata sobre o CEE-PE e a garantia do mandato de quatro anos de seus integrantes. É mais um absurdo desse governo autoritário”.

O mandato dos conselheiros é de quatro anos, mas pelo jeito o entendimento jurídico da equipe da governadora é outro. Os conselheiros já estão se encontrando e devem ajuizar o caso e causar mais barulho contra o governo da tucana. A política amassa.

Ampliou

O deputado estadual Franz Hacker (PSB) ampliou seu apoio em Gravatá, no Agreste. O parlamentar, que faz parte da base de situação da governadora Raquel Lyra (PSDB), tem sido um soldado em defesa da gestão. Além de estar buscando fortalecer suas bases em todas as regiões, recebeu o apoio do vereador e empresário de Gravatá, Léo Giestosa (PTB), que disputará o cargo de chefe do Executivo no pleito de 2024. A base de Franz em Gravatá conta ainda com o ex-vereador e atual suplente Dode Flores, que tem uma atuação destacada no município, além de outras lideranças locais.

Apoio

O deputado estadual João Paulo Costa recebeu o grupo liderado pelo ex-prefeito de Sairé (Agreste), Fernando Pergentino, que faz oposição no município. Ao lado do ex-vice-prefeito Natanael e dos vereadores Sandra de Zé Albino, Manoel dos Fogos, Ozeias do Sindicato e Claudinho do Maracujá, o pré-candidato à prefeitura, Dr.Marcílio, reafirmou seu apoio ao parlamentar. “Em sua vida pública, Dr. Marcílio já demonstrou competência e experiência para fazer uma excelente gestão em Sairé. O que eu puder fazer para eleger Dr. Marcílio prefeito, eu farei”, declarou João Paulo Costa.

Negaram saída

Depois de muita controvérsia, os deputados estaduais do Solidariedade em Pernambuco emitiram nota de esclarecimento reforçando o compromisso com a legenda. O posicionamento vem em meio a especulações sobre uma possível saída do partido, o que foi negado pela bancada. A nota é assinada pelo líder do Solidariedade na Alepe, Luciano Duque. “Não existe nenhuma movimentação para saída do partido. Nossa bancada tem se reunido para dialogar sobre uma possível integração à base do Governo na Casa. No entanto, ainda estamos aprofundando esse diálogo, sempre respeitando os interesses de Pernambuco e os colocando em primeiro lugar”, declarou.

Tudo parado

Em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, o vereador Vandinho da Saúde denunciou a paralisação das obras de reforma e ampliação do Colégio Municipal Cônego Torres. Durante fiscalização no local, Vandinho afirmou ter encontrado as obras paralisadas, aparentando abandono por parte da gestão da atual prefeita Márcia Conrado. O resultado do que viu o vereador acabou virando um vídeo, que ele espalhou em suas redes sociais. A prefeitura se defendeu dizendo que “imprevistos podem acontecer numa obra de reforma“, como é o caso do colégio Cônego Torres. Justifica ainda que foi necessário ajustar o planejamento dos serviços. Além disso, a unidade de ensino não foi desocupada para a realização da reforma.

Veja também

Newsletter