Logo Folha de Pernambuco

A justiça e o clima de acirramento na reta final

Na reta final das eleições municipais deste ano, faltando 11 dias para a votação, uma denúncia contra o prefeito de Poção, no Agreste pernambucano, tenta desestabilizar a campanha do emedebista. O prefeito e candidato à reeleição, Emerson Cordeiro Vasconcelos (MDB), vai precisar responder na Justiça uma denúncia feita pelo Ministério Público sobre fraude no processo eleitoral, que pode ocasionar no cancelamento de sua candidatura. A denúncia também envolve a candidata à vice, Evane Alda de Freitas, do Podemos.

Segundo a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, os dois candidatos praticaram abuso de poder econômico quando realizaram a distribuição de cerca de duas mil cestas básicas na Secretaria de Assistência Social do Município, de acordo com a denúncia, tudo aconteceu em troca de votos. O promotor Jefson Márcio, declarou que as fotografias e filmagens anexadas no processo comprovam “sem qualquer sombra de dúvidas, a prática do abuso de poder econômico”.

Além de pedir o cancelamento da candidatura, o promotor também pede a cassação do diploma, caso o prefeito saia vitorioso na votação, tornando-os inelegíveis por oito anos. Isso possibilitaria que o candidato da oposição, Nego Leda (PRB) e sua vice Karla (PL), pudessem assumir o posto. O assunto também foi pauta na tribuna da Câmara dos deputados. Uma guerra que promete ainda muitas batalhas.

Reeleição difícil > Na cidade de Ouricuri nenhum gestor municipal conseguiu ser reeleito em duas eleições seguidas. O atual prefeito Ricardo Ramos (PSDB), que está em seu segundo mandato chega ao pleito eleitoral deste ano para tentar ser três vezes gestor e o primeiro a conseguir a reeleição. Ele disputa contra Regivaldo Macêdo do Patriota, Pedro do Pipa do PDT, Júlio Macêdo do PSTU e o filho de Botinha, Vitor Coelho do PT.

Reta final > Em São José do Egito, o clima já é de reforço para a reta final da campanha eleitoral entre os partidos políticos do município. A candidata oposicionista, Professora Roseane Borja (MDB) reforçou equipe de Marketing em um momento decisivo, justamente quando Roseane polariza a disputa com Evandro Valadares (PSB).

No foco > A carreata feita pelo candidato do MDB à Prefeitura de Arcoverde, Wellington da LW, juntamente com seu candidato a vice, Delegado Israel Rubis (PP), e a prefeita Madalena Britto (PSB), acabou gerando a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e uma notícia crime. Se forem condenados, os candidatos poderão ter seus registros cassados e ficarem inelegíveis.

Mudança de planos > O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) que estava com viagem marcada para o Sertão no próximo final de semana, onde participaria de carreata com o prefeito Eri (PSB), em Moreilândia, e visitaria outras bases, teve que mudar os planos após a decisão do TRE de suspender os atos de campanha. Com isso estará ao lado de Eri em uma live nesta quarta-feira (04).

Veja também

Newsletter