A nova eleição de Arcoverde
Arcoverde, sertão do Moxotó, vive dias de intensa movimentação política. Na noite dessa terça feira aconteceu a sessão da Câmara Municipal do município que empossou como prefeito interino, o presidente da Casa, Weverton Siqueira, o Siqueirinha, do PSB. Ele é o substituto imediato do prefeito afastado Wellington Maciel (MDB) depois de uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral.
A decisão foi tomada, na ultima quinta-feira (18), depois da Corte Eleitoral negar os recursos da defesa e manter a decisão do juiz de primeiro grau, que já havia se pronunciado e cassado os registros de candidatura do prefeito e do vice, Israel Rubis.
Mas a decisão da Justiça não parou por aí. A ex-prefeita da cidade, Maria Madalena Brito, também é ré no processo. O TRE-PE informou que, com base Artigo 22 da Lei Complementar 64/1990, os três ficam inelegíveis por oito anos. O motivo da pena para os três é abuso de poder econômico durante o pleito eleitoral. Enquanto Wewerton Siqueirinha estiver prefeito, e não convocar novas eleições, a Casa James Pacheco será presidida pela atual pela vice-presidente Luiza Margarida, também do PSB.
Caruaru e a Covid > Em Caruaru o principal debate na imprensa é a atuação política contra a Covid-19. O desespero começou a tomar conta depois que o Hospital Municipal Manoel Afonso chegou a 100% dos seus leitos para Covid-19 ocupados. Esse hospital é administrado pela prefeitura e esta com todos os seus dez leitos ocupados. O Hospital Mestre Vitalino e o Hospital de Campanha, administrados pelo Governo do Estado, registravam ontem 93% de ocupação dos leitos de UTI e 83% nos leitos de enfermaria.
O prefeito quase sem roupa > Um vídeo, no mínimo inusitado, ganhou bastante repercussão nos grupos de whatsapp pelo interior de Pernambuco. Em reunião remota da Comissão de Saúde da ALEPE, o ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, aparece nu da cintura para cima entrando na sala. A presidente da comissão é a esposa dele, Deputada Roberta Arraes que fazia insistentes movimentos para que ele voltasse e saísse da tela. A oposição ao grupo político dos Arraes comemorou e compartilhou sem pena.
Cadê os representantes > Em Orocó, a oposição perdeu a paciência e começou a cobrar do prefeito George Gueber (PT) a falta de titulares de pastas fundamentais na administração municipal. Nem o líder do governo na câmara ainda foi escolhido.
Pago com retroativo > Em Salgueiro, Sertão Central, a prefeitura desmentiu a notícia de que os salários dos servidores contratados estivessem em atraso. O município diz que os contratos fazem parte da modalidade emergencial e estarão na próxima folha de pagamento, prevista para o dia 05 de março de 2021. A prefeitura assegura que os pagamentos foram assinados após o fechamento da folha de pagamento e que o novo pagamento vai ser feito sem nenhum prejuízo aos servidores garantido o recebimento de retroativo referente a todos os dias trabalhados.