A paralisação das prefeituras e o duelo marcado
Determinados a buscar soluções para os desafios financeiros que afetam diversas cidades do país, prefeitos de diversas cidades vão cruzar os braços no próximo dia 30, conforme já dissemos aqui.
No Estado, o ato é liderado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A queixa é contra a diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mas é uma queixa do Brasil.
Prefeituras dos quatro cantos do Estado vão paralisar: Salgueiro, Timbaúba, Cabrobó, Araripina, Dormentes e Ouricuri, por exemplo, já confirmaram adesão.
O movimento não incluirá os serviços essenciais prestados pelas prefeituras. O objetivo é fazer com que o Governo Federal e o Congresso Nacional atentem para a situação dos municípios, que beira a um colapso.
A prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado (PT), já havia sinalizado, dias atrás, que a paralisação iria acontecer. “Com a queda das receitas repassadas para as despesas das cidades, muitas delas estão sofrendo. Isso afeta diretamente nosso povo. Por isso, estamos precisando garantir os interesses municipais para continuarmos cumprindo com as obrigações das gestões e cuidando da nossa população”, falou Márcia.
A prefeita, aliás tem crescido em sua popularidade no meio político e tem aumentado de importância dentro do PT. Isso pode ajudá-la na disputa de 2024, quando enfrentará a eleição tentando um segundo mandato. Deve enfrentar o seu antigo padrinho, Luciano Duque (SD), que se sente traído por ela. E deve vir com a faca nos dentes. O duelo já foi marcado.
Rota do leite
O deputado estadual Dannilo Godoy, junto com uma comitiva de prefeitos e lideranças, foi recebido pela governadora Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o parlamentar apresentou o projeto ‘Rota do Leite’, que traz dados, problemas e soluções para a melhoria do escoamento da produção de leite no Agreste do Estado, entre outros produtos. Outras pautas também foram colocadas pelos gestores.
Emplacou
O deputado federal Túlio Gadêlha emplacou um aliado no Governo Lula. Trata-se do ambientalista Daniel Galvão, que foi nomeado pela ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, para superintendência do Ibama em Pernambuco. Formado em Engenharia de Pesca e doutorando em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Daniel prometeu estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo com os servidores para reestruturar e fortalecer o órgão.
Adiado
Em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, o julgamento das contas do atual prefeito Vilmar Cappellaro e do ex-prefeito Dhoni Amorim, que ocorreria quarta (23), foi adiado. O cancelamento da sessão aconteceu por conta da reforma do plenário da Câmara Municipal. Seriam julgadas as contas de 2016 do ex-prefeito e as de 2020 do atual gestor. A expectativa é de que a cotação aconteça na próxima semana. Lembrando que houve o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) pela reprovação das contas de Dhoni e pela aprovação das contas de Cappellaro.