Logo Folha de Pernambuco

A queda nas receitas e o ‘SOS’ dos gestores pernambucanos

A grita dos prefeitos começou a fazer eco. Sob a batuta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os gestores mandaram colocar faixas pretas em protesto contra a queda nas receitas, especialmente a que vem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), maior fonte de arrecadação dos gestores.

A queda na alíquota do ICMS também entra como destaque. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente” são algumas das frases que estampam os materiais. Flores (Sertão do Pajeú) e Paudalho (Mata Norte) estão entre as prefeituras que manifestaram seu protesto.

O grito dos prefeitos ecoa no apoio e realização da campanha realizada pela Amupe.

Uma outra reivindicação que aparece nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, necessário para oferecer robustez às receitas, que se perderam em julho e agosto. A Amupe pretende ainda patrocinar uma campanha de rádio e TV para chamar a população a responsabilidade sobre esses temas.

Segundo a entidade, 51% dos municípios se encontram ‘no vermelho’ neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Oposição na ‘cola’

O prefeito de Abreu e Lima (Grande Recife), Flávio Gadelha, ganhou um problema a mais para se preocupar. A oposição liderada por Rodolfo Albuquerque está resgatando uma série de promessas de campanha ainda não cumpridas pelo gestor. O objetivo é apertar o cerco, já de olho em 2024. Rodolfo já anunciou em suas redes sociais que isso é só o começo e não vai sair da ‘cola’ do prefeito.

Julgamento de contas

Em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), a Câmara Municipal vai julgar, hoje (22), as contas de 2016 do ex-prefeito Dhoni Amorim e as de 2020 do atual prefeito Vilmar Cappellaro. Por lá, o debate deve ser quente, pois o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) é pela reprovação das contas de Dhoni e pela aprovação das contas de Cappellaro.

Na disputa

Após ter ganhado popularidade, o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, ingressou no Partido Progressista (PP) e se credenciou para a disputa em 2024. Pré-candidato a prefeito, ele tem o respaldo dos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte. “Mantemos nosso grupo do PP em Olinda cada dia mais fortalecido. Contar com o respaldo dos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte é, sem dúvida, um fator essencial para alcançarmos sucesso nas eleições de 2024. Estamos vendo nas ruas nossa pré-campanha ganhar força a cada dia”, afirmou Botelho.

Podemos fortalecido

Quem chegou para fortalecer o partido Podemos em Pernambuco foi Jorge Carreiro. Ele é engenheiro civil, ex-vereador, ex-secretário de Planejamento e de Infraestrutura, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Paulista, no Grande Recife. Jorge já foi presidente estadual do PV e ainda foi candidato a deputado estadual em 2022, obtendo mais de 21 mil votos. O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, celebrou a chegada do aliado e disse que “essa parceria irá gerar bons frutos para Paulista e para Pernambuco”.

Congresso municipalista

O 6º Congresso Pernambucano de Municípios vai acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções do Recife. Promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o evento terá a participação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e promete enriquecer as discussões sobre “O Futuro dos Municípios: Inovação e Sustentabilidade”.

Veja também

Newsletter