Logo Folha de Pernambuco

A relação azedou

A relação entre a Prefeitura de Garanhuns (Agreste) e o Governo de Pernambuco parece ter azedado de vez. A gestão municipal lamentou que as negociações em torno do Festival de Inverno (FIG), que ocorriam de forma interna, organizada e democrática, tenham sido levadas a público sem um consenso e com um aparente objetivo de utilizar a mídia para criar uma polarização desnecessária.

Em 2023, a prefeitura decidiu realizar a 32ª edição d FIG, sempre deixando claro o interesse de contar com o apoio e participação do Governo de Pernambuco. Mesmo com todos os preparativos em andamento, a gestão protocolou uma solicitação de agenda com a governadora Raquel Lyra em janeiro, reiterada em fevereiro, buscando o apoio do Estado e o entendimento sobre a realização conjunta do evento.

Para surpresa do Executivo Municipal, ao chegar ao gabinete da governadora, encontrou um termo de cooperação já construído para análise. Em razão do documento estar completamente distante dos objetivos do município, que seriam de uma gestão conjunta, o termo não foi acatado.

Mesmo com as divergências, a Prefeitura de Garanhuns reafirmou o seu compromisso em garantir a realização de um FIG à altura da sua história e da sua importância enquanto política pública cultural.

MDB e PSB firmes e fortes

Em nota divulgada nesta terça-feira (26), Raul Henry, presidente estadual do MDB, acabou com as especulações e deixou clara a relação do partido com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). A nota confirma que a aliança com o PSB “continua firme” e que o MDB apoiará a reeleição de João Campos nas eleições deste ano. A aliança entre o MDB e o PSB, construída por Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos desde as eleições municipais de 2012, tem sido fundamental para a implementação de políticas públicas bem-sucedidas, como o Compaz (Centro Comunitário da Paz). Em reconhecimento, o MDB anunciou o lançamento de uma chapa de vereadores para a Câmara Municipal do Recife e reafirmou seu apoio ao trabalho desenvolvido pelo prefeito João Campos.

Apostando alto

O Partido Liberal (PL) tem tomado corpo em Pernambuco, com foco tanto na Região Metropolitana quanto no interior do Estado. Petrolina, no Sertão, em particular, tem recebido atenção especial, com a jornalista Lara Cavalcanti sendo a escolha do partido para a disputa pela prefeitura. O deputado Renato Antunes, que tem sido uma figura central nas articulações do PL, confirmou que no início de abril o partido realizará uma série de encontros com suas lideranças em Petrolina.

De olho na reeleição

Em Floresta (PE), no Sertão de Itaparica, a prefeita Rorró Maniçoba deu a largada para seu projeto de reeleição neste ano. Ela se filiou ao Partido Progressistas (PP), em evento realizado na sede estadual da legenda, no Recife (PE). Rorró fez história na cidade, sendo a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo executivo em Floresta, o que abriu caminhos para que outras também pudessem ocupar espaços políticos na cidade.

Cobrança

O Governo Raquel Lyra voltou a ser alvo, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de cobranças por pavimentação de rodovias. O deputado Edson Vieira (UB) condenou as condições das estradas estaduais do polo de confecções do Agreste, em especial a PE-145 e a PE-160. Ele fez um apelo para que o governo não se limite a tapar buracos, mas que realize uma requalificação.

Veja também

Newsletter