Logo Folha de Pernambuco

A renúncia e a possibilidade de concorrer novamente

A polêmica envolvendo a ex-vereadora Zirleide Monteiro, de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, ganhou um novo rumo. A Câmara Municipal, numa sessão plenária controversa, resolveu arquivar em definitivo o processo de cassação contra Zirleide, após a declaração preconceituosa desta contra o filho autista de uma adversária política.

Na imprensa regional, o que mais se divulgou nos últimos dias foi a afirmação do advogado e professor Fernandes Braga, de que o processo contra Zirleide teria continuidade, apesar de ela ter renunciado ao cargo diante da forte repercussão do fato, semana passada.

Na primeira votação, seis vereadores optaram por manter o processo de cassação e três pelo arquivamento. Mas depois de muita discussão e retóricas de todos os lados, o presidente da Mesa Diretora, vereador Siqueirinha, anulou a primeira e fez uma segunda votação. O resultado foi bem diferente: oito vereadores votaram pelo arquivamento do processo e apenas um se manteve pela cassação de Zirleide.

A sessão levou um grande público, que lotou o plenário da casa legislativa para acompanhar a votação, e bombou nas redes sociais. Independente do resultado, o fato entrou para a história política de Arcoverde.

Na cidade todos falam que a renúncia foi para cessar o processo para que Zirleide pudesse ser candidata em 2024, sem ter os seus direitos suspensos em caso de condenação em uma CPI.

Apelou

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) fez um apelo ao Governo do Estado, na sessão de segunda (13) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para prorrogar os contratos de policiais civis aposentados que hoje atuam em serviços administrativos. De acordo com o parlamentar, esses profissionais oferecem um suporte importante dentro das delegacias. “Se esses policiais não tiverem seus contratos renovados, muitas das atividades da Polícia Civil vão parar”, pontuou. Joel ressaltou que, para que os contratos sejam renovados, o governo precisa encaminhar à Alepe um projeto de lei até o próximo dia 20 solicitando a prorrogação.

Oficializado

Agora é oficial. O prefeito de Buenos Aires (Zona da Mata Norte), Fabinho Queiroz, lançou o nome de Henrique Queiroz, atual presidente do Iterpe, como seu sucessor nas eleições de 2024. Fabinho destacou que Henrique tem muita experiência política em Pernambuco, pois foi uma dezena de vezes deputado estadual, e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do município. No mesmo palanque estará o vice-prefeito Léo, que completará a chapa nas eleições de 2024.

Rompeu e se lançou

Em Camaragibe, no Grande Recife, o cenário político anda meio atribulado após o rompimento entre a prefeita Doutora Nadegi e o seu vice-prefeito, Délio Júnior, que lançou sua pré-candidatura a prefeito em 2024. Esta semana ele foi recebido pelo deputado federal Waldemar Oliveira. Acompanhado do presidente do partido na cidade, Adriano da Tabatinga, eles discutiram sobre os próximos rumos em torno da pré-campanha. Para Waldemar, Délio está mais do que preparado para a disputa do ano que vem.

Animado

O prefeito de Sertânia (Sertão do Moxotó), Ângelo Ferreira, está animado. Quem esteve na cidade no final de semana foi o deputado federal Pedro Campos. Durante a visita, ele e o gestor acompanharam algumas obras que estão acontecendo no município, e Pedro anunciou R$ 2 milhões para novas obras no município. Daí o motivo da animação.

Veja também

Newsletter