A sucessão política e a vontade de se manter no poder
Como já é prática na política, há sempre a busca por sucessores. Para essa turma, se for da família, melhor ainda. Gente que tenta passar mandato para o pai, irmão, irmã ou primo.
A novidade agora é Garanhuns, no Agreste, onde o prefeito Sivaldo Albino (foto) – um dos maiores representantes do PSB e de Danilo Cabral na região do Agreste – tem se empenhado para eleger o filho, Cayo Albino, como seu sucessor na vaga para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Assim como o pai, Cayo também é do PSB e está como presidente da Juventude Socialista Brasileira no município. Em suas redes sociais, é possível ver que o rapaz tem buscado mostrar os apoios que vem recebendo. O pré-candidato a deputado estadual é uma das apostas dos socialistas para ocupar uma cadeira na Alepe em 2023. Por sua vez ele faz questão de salientar que faz parte do time dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, além de Paulo Câmara e Danilo Cabral.
O pai, Sivaldo, tem bastante prestígio dentro do PSB. Tornou-se próximo de Eduardo Campos, foi líder do partido na Alepe e conseguiu um grande feito quando foi eleito prefeito, retirando do poder o grupo político de Izaías Regis, o qual governou Garanhuns por dois mandatos. Izaías, que é ex-deputado estadual, trocou o PTB pelo PSDB para tentar também uma vaga na Alepe.
Sivaldo espera lograr êxito em colocar o filho como seu sucessor, além de tentar emplacar o nome de Danilo e a Frente Popular para a região. A tarefa, no entanto, é inglória, já que Danilo ainda não aparece bem na fita, nas pesquisas de intenção de votos.
Avante
Nos bastidores, o nome cotado para ser indicado a vice de Marília Arraes é Waldemar Oliveira, presidente estadual do Avante e irmão do deputado estadual Sebastião Oliveira. Bastante próximo de André de Paula (PSD) e Dudu da Fonte (PP), que já estão cada vez mais perto de também marchar com Marília, Waldemar traria o Avante para se juntar aos demais partidos e alavancaria ainda mais o pleito da deputada ao Campo das Princesas.
Apoio
Com o anúncio de André de Paula (PSD) como pré-candidato ao Senado, os apoios já começam a ser divulgados. O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), que evita falar sobre o apoio ao Governo de Pernambuco, disse que já havia garantido a André que se ele concorresse ao Senado iria apoiá-lo. Como o pré-candidato fez questão de afirmar em coletiva, ele não está sozinho.
Repúdio
Em Camaragibe, a Câmara de Vereadores repudiou a mudança do nome da Avenida Dr. Belminio Correia (PE-05) para Carlos Alberto Oliveira, aprovada pelos deputados estaduais. De acordo com Paulo André (PSB), presidente da Câmara, “a mudança foi feita sem a devida consulta à população e aos poderes constituídos pelo povo”, alega o presidente.
Aprovado
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) aprovou as contas da Prefeitura de São Lourenço da Mata referentes aos anos de 2015 e 2016, do ex-prefeito Gino Albanez, que hoje é secretário de Governo de Vinícius Labanca, atual prefeito de São Lourenço da Mata. As contas também foram aprovadas pela Câmara de Vereadores.