Logo Folha de Pernambuco

A UVP e a guerra dos vereadores

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) vive um processo sucessório turbulento. Quem está na berlinda é o atual presidente, vereador Léo do Ar.

Léo está sendo acusado de tentar fraudar o pleito, impedindo seus opositores de participar da eleição. O vereador de Serra Talhada, José Raimundo, acompanhado dos vereadores Welber Santana (Carnaubeira da Penha) e Dedé de França (presidente da Câmara de Petrolândia), já adiantou que o grupo de oposição deverá judicializar a escolha do novo presidente da UVP.

“A gente se surpreendeu com essa manobra”, contaram, referindo-se ao edital lançado por Léo.

Os vereadores reforçam que o final de mandato do presidente, à frente da UVP, tem sido marcado pelo enfraquecimento da entidade e por suspeitas envolvendo sua gestão. Assustado com a possibilidade de perder o domínio da entidade, que já dura vários mandatos, o grupo comandado por Léo e pelo ex-presidente teria tomado medidas para tentar concorrer em chapa única.

A primeira delas foi a criação de um site falso, onde foi publicado o edital de convocação do processo eleitoral, numa tentativa de esconder a documentação dos demais candidatos. O site oficial da UVP é o www.uvp.com.br, cujo domínio está em nome da entidade, porém o edital do processo eleitoral foi publicado no site www.uvpernambuco.com.br, que pertence a uma pessoa física que não exerce nenhum cargo na UVP.

Outra suposta prova da tentativa de fraude é que o informativo sobre a realização das eleições postado no site tem data de 17 de fevereiro de 2023, mas uma investigação revelou que o site só foi criado no dia 27 do mesmo mês e ano.

Vários outros pontos estão sendo investigados, como a data do prazo final para registro de chapas, em um sábado, para dificultar a produção de documentos dos membros das chapas adversárias, e a marcação da data da eleição para o dia 3 de abril, em um formato completamente diferente do habitual, já que as eleições sempre acontecem durante a realização de um congresso para que todos os vereadores possam participar.

Buscando o peixe

O titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, recebeu em Petrolina a visita dos vereadores João Leite, Caio Damasceno, Emília Alves e Val de Bena – do município de Agrestina (PE), no Agreste Central. Eles foram em busca de parceria com a Companhia e receberam desta a quantidade de 60 mil alevinos de tilápia. Os alevinos serão distribuídos com a população, estimulando dessa forma a piscicultura naquela região. Os vereadores ressaltaram que a luta deles “não tem cores partidárias” e estará sempre voltada aos interesses do município e de seus habitantes.

Depois da cirurgia

O prefeito de Condado, Antônio Cassiano (Republicanos), se afastou para fazer um procedimento cirúrgico após realizar um check-up de exames de rotina, na terça-feira (7). Pelas mídias sociais, ele informou que está se recuperando bem. “Comunico a todos que, em um check-up de exames de rotina, descobri que precisaria fazer um procedimento cirúrgico. Já realizei a cirurgia, e graças a Deus deu tudo certo. Em breve estaremos juntos, dando continuidade a todos os nossos trabalhos”, comemorou.

Veja também

Pernambuco lidera geração de novos postos de trabalho no Nordeste
Emprego

Pernambuco lidera geração de novos postos de trabalho no Nordeste

Com nova regra, salário mínimo deve subir para R$ 1.515 em 2025
Salário

Com nova regra, salário mínimo deve subir para R$ 1.515 em 2025

Newsletter