A virada que mudou o jogo em Boa Vista
Passadas as eleições, ainda repercute em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, a virada histórica que aconteceu na cidade durante a apuração dos votos no último domingo (15). Toda a militância do agora ex-prefeito Humberto Mendes (PSB), já comemorava a reeleição. Humberto contabilizava mais de 11 mil votos e todos já acreditavam na vitória do socialista.
Mas, muitos não contavam que o atraso na atualização dos dados do Tribunal Superior Eleitoral, pudesse mudar tudo. E, foi exatamente o que aconteceu. No apagar das luzes, após uma nova atualização no site do TSE, o candidato da oposição, George Duarte (PP) protagonizou uma virada histórica na cidade e ultrapassou Humberto, se tornando o novo prefeito de Santa Maria da Boa Vista. George teve 11.451 votos, contra 11.309 de Humberto.
Para a surpresa de muita gente, os eleitores de cada grupo se dividiram em diferentes pontos da cidade, próximos aos locais de votação, e mesmo com um verdadeiro clima de “Copa do Mundo”, mantiveram o respeito um para com o outro, reconhecendo a força e a votação expressiva de cada candidato.
Muitas cidades do Sertão preferiram não esperar o definição do TSE para comemorar ou lamentar o resultado das eleições deste ano. Os dados foram obtidos e divulgados por vários veículos de comunicação, por meio da apuração de boca de urna mesmo, por conta do atraso na contagem oficial de votos. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, “houve uma falha em processadores de um computador que provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados”. Ele também rechaçou qualquer possibilidade de fraude no pleito.
Pela terceira vez > Em Salgueiro, Marcones Libório de Sá (PSB), foi eleito pela terceira vez o prefeito da cidade. Aos 62 anos de idade e com 48,67% dos votos válidos, um total de 15.205 votos, na eleição do último domingo (15), Marcones entra para a história de Salgueiro. Ele também já foi vereador e vice-prefeito ao lado de Creuza Pereira.
Sem comemoração > As cidades de Afogados da Ingazeira e Iguaracy foram proibidas de realizar qualquer tipo de festa após o resultado das eleições. A Juíza Eleitoral Daniela Rocha Gomes, aprovou pedido que os municípios citados se abstivessem de “promover atos presenciais causadores de aglomerações, relacionados às comemorações pelas vitórias nas Eleições 2020, ainda que em espaços abertos, semiabertos ou no formato drive-in, a exemplo de passeatas, caminhadas, carreatas e motocadas”.
A primeira > Em Caruaru, Raquel Lyra se torna a primeira mulher reeleita e também a candidata a prefeita mais votada na história do município. Ela alcançou 114.466 votos, representando 66,86%. "A partir de janeiro de 2021 vamos trabalhar como sempre fizemos, garantindo mais investimentos na periferia e na zona rural do nosso município”, destacou.
Histórico > Em Petrolina, a reeleição de Miguel Coelho ainda é comentada pela cidade por conta da votação que acabou entrando para a história. Com 121 mil votos, Miguel Coelho (MDB) foi consagrado o político de 30 anos com a maior votação no município, e também um dos maiores percentuais obtidos na corrida eleitoral em todo o Nordeste. "Foi a vitória do trabalho, do desenvolvimento, da boa política e do orgulho de ser petrolinense”, destacou.