Logo Folha de Pernambuco

Acelerando e ajustando

O prefeito de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, Evilásio Mateus (PDT) já focou nos desafios do seu mandato, mas admite as dificuldades.De acordo com o gestor, os problemas começaram ainda na fase de transição. “Nossa equipe está se esforçando, porque não foi como a gente esperava (a transição). Muitas informações foram omitidas, sistemas apagados e foram rescindidos contratos essenciais para a gestão começar, a exemplo de combustíveis, de locação de veículos para transportar as equipes das UBSs e alguns servidores executarem seu serviço”, lamentou.

Segundo Evilásio, a transição de governo reservou até algumas surpresas desagradáveis, a exemplo dos ‘restos a pagar’ – que, segundo ele, depõe contra seu antecessor, o ex-prefeito Raimundo Pimentel. “Eu não acreditava que a gestão passada pudesse ter deixado contas a pagar, que são muito prováveis que venham a prejudicar o gestor passado, a exemplo do recolhimento e repasse da previdência própria, o INSS, de algumas coisas que geram rejeição de contas”, alertou.


Uma das primeiras ações em caráter emergencial foi a Operação ‘Lixo Zero’. Além disso, o atual prefeito diz ter se deparado com mais de 300 toneladas de lixo armazenado irregularmente na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura. “Trabalhamos de dia, de noite, sábado, domingo, para tirar aquela seboseira do prédio da Cagep”, revelou, acrescentando que também não encontrou maquinário funcionando a contento. “Tivemos que locar máquinas, caçambas para fazer essa limpeza emergencial”, informou Evilásio.

O prefeito disse que dará um foco especial nesse primeiro momento na recuperação da mobilidade rural. “Araripina clama muito pela recuperação de suas estradas, e isso tem dificultado o dia a dia das pessoas que moram no campo, que produzem e precisam escoar sua produção”, destacou.

Evilásio se mostrou confiante em relação a parceria de aliados, sobretudo o deputado federal Fernando Filho, que aportou entre os anos de 2020 e 2022 nada menos que R$ 47 milhões em emendas para Araripina.

Saúde


O prefeito de Buenos Aires, Henrique Queiroz (PL), deu início ao ano de 2025 de olho na saúde. No primeiro mês de sua gestão, o prefeito anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão para a reforma do Hospital Municipal atendendo uma demanda. Queiroz afirma que pretende trabalhar de forma integrada com os governos estadual e federal para atrair novos investimentos para o município. 

Servidores


Em Condado, a nova Câmara Municipal iniciou 2025 com um gesto para a turma: o pagamento antecipado dos salários de janeiro para servidores efetivos e comissionados. O presidente da Câmara ressaltou que essa medida faz parte de um esforço para consolidar uma gestão mais eficiente e comprometida com as demandas da população. Os vereadores também reforçaram a intenção de manter o diálogo aberto com os servidores e garantir melhorias no ambiente de trabalho ao longo do ano.

Polêmica na Festa


Em Lagoa do Carro, o prefeito Zé Luiz (PSB) defendeu a realização da tradicional festa local, mesmo diante de críticas nas redes sociais sobre os custos do evento. O gestor rebateu os comentários afirmando: "Quem não quiser ir, pode ficar em casa." Apesar da polêmica, a prefeitura argumenta que a festividade é essencial para movimentar a economia local, gerando empregos temporários e atraindo turistas. O gestor afirmou que os recursos foram bem planejados para atender tanto à festa quanto às demais necessidades da cidade.

Veja também

Newsletter