Logo Folha de Pernambuco

Antonio Coelho vai para Prefeitura do Recife e consolida reaproximação dos Coelhos com PSB

Está confirmado. O deputado estadual Antonio Coelho (UB) deve ser anunciado e assumir a Secretaria Municipal de Turismo do Recife ainda esta semana. Foi esse o entendimento e o martelo batido entre o prefeito da capital pernambucana, João Campos, e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB). Com isso, os Coelhos voltam à base do PSB, sem necessariamente assinarem a ficha de filiação. Pelo menos não agora.

O prefeito João Campos fez um movimento acertado, mirando as próximas eleições de 2024 e já com olho na sucessão estadual, onde a turma de Petrolina tem força, musculatura e representação para fortalecer o palanque do socialista.

Mesmo não orando no mesmo oratório onde reza o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, a chegada de Antonio Coelho ao governo municipal amplia o espaço da legenda na administração. Por outro lado, caberá ao suplente que assume, ex-prefeito e deputado Edson Vieira, o papel de continuar olhando para a principal cidade do Sertão e continuar cumprindo o papel do parlamentar que lhe oferece o lugar. Conciliando isso com o olhar para Santa Cruz do Capibaribe, onde tem os pés fincados e é o preferido da oposição para a próxima disputa municipal, quando deve tentar voltar à prefeitura de Santa Cruz.

A política é como no xadrez: as peças se movem sempre antevendo a próxima jogada. Ganhar o jogo requer estratégia e sangue frio. É isso aí.

Pauta para o Araripe

A pedido do prefeito de Araripina (Sertão do Araripe), Raimundo Pimentel, a Copergás deu início a uma série de estudos de viabilidade para implementar o gás natural como matriz energética nas indústrias do Polo Gesseiro do Araripe, que atualmente dependem da lenha como principal fonte de energia, o que causa impactos ambientais e aumenta o custo final do produto. O gestor justificou que Araripina tem todas as condições para adotar o gás natural, não apenas nas indústrias, mas também em postos de combustíveis e residências. Ainda segundo Pimentel, a governadora Raquel Lyra está atenta a essa importante demanda do Araripe.

Corte de gastos

Assim como outros municípios brasileiros, a gestão de Santa Cruz do Capibaribe anunciou um plano para redução de gastos. A prefeitura disse que os cortes são reflexos da diminuição de repasses federais. Entre as medidas, estão reduções de gastos com diárias, novas gratificações e contratações, gasolina, entre outros. O prefeito Fábio Aragão garantiu que os cortes não atingirão os serviços essenciais e sem riscos às contas públicas.

Contrariaram

A Câmara Municipal de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, votou e aprovou as contas de 2017 do prefeito Ricardo Ramos, contrariando a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), que orientava a rejeição. Foram 10 votos a favor e 5 contra. A manobra repercutiu através do grupo da oposição e o assunto ainda deve ser pauta de debate na Casa.

Sertão e Agreste

O Sertão do São Francisco e o Agreste foram as regiões pernambucanas atendidas pelo projeto de escuta popular ‘Diálogo por um Pernambuco Mais Forte’, do deputado estadual Luciano Duque (SD), no último final de semana. No Agreste, o parlamentar esteve em Garanhuns, e no Sertão foi até Santa Maria da Boa Vista, onde esteve acompanhado da deputada federal Maria Arraes (SD). Os encontros acontecem em formato regional em diversos municípios do Estado, contemplando todas as regiões. Ao final dos trabalhos, as propostas recomendadas serão compiladas em um documento norteador, que será entregue ao governo estadual para compor o Plano Plurianual do Estado (2024-2027).

Veja também

Newsletter