Apadrinhado de Humberto finalmente assume Superintendência da Codevasf
Agora é oficial: o advogado Edilázio Wanderley assumirá a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, sediada em Petrolina. O ato de nomeação do novo gestor aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília (DF), diante das presenças do presidente da Companhia, Marcelo Moreira; dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão; do deputado federal Carlos Veras; e da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (que está cada vez mais amiga do Estado Maior do PT).
Edilázio Wanderley assume no lugar de Aurivalter Cordeiro, fiel escudeiro do ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Apadrinhado político de Humberto Costa, Edilázio tem a missão de executar novos projetos e dar continuidade às ações em andamento da Codevasf na região.
Ele deve cobrar também para que cheguem investimentos através de emendas parlamentares, principal ativo da Companhia.
Edilázio é bacharel em Direito. Atuou como associado em escritórios de Advocacia no Recife, foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ocupou ainda as funções de superintendente do Incra em Pernambuco, de secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; e de assessor da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil.
Lixão da discórdia
No município da Pedra, no Agreste, a bronca da vez é um lixão que se formou na zona rural do município, mais precisamente no distrito de São Pedro do Cordeiro. O local onde existe um amontoado de lixo era um matadouro público. Vereadores da oposição foram ao local, junto com moradores, e denunciaram a situação, acusando a atual gestão de ser conivente com o problema. Haja bronca.
Defesa gratuita
O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) teve texto da relatoria que trata dos projetos de lei 2179/22 e 2435/22, ambos da ex-deputada Paula Belmonte (DF), aprovados pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A proposta aprovada assegura assistência jurídica integral e gratuita pela Defensoria Pública aos guardas municipais, policiais legislativos, peritos criminais oficiais e agentes socioeducativos, quando a investigação envolver o exercício da função pública. A medida se estende a inquéritos policiais e demais procedimentos extrajudiciais. O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Prefeitos em Brasília
Vários prefeitos pernambucanos estão em Brasília esta semana. Entre eles, os gestores de Ipojuca, Flores, Carnaíba, Ingazeira, Correntes e Carpina. As agendas foram articuladas com os deputados Lucas Ramos (federal) e Romero Sales Filho (estadual). Os gestores foram em busca de melhorias para suas cidades, com pautas voltadas ao esporte, moradia, infraestrutura, entre outros itens.
A filha do ex-prefeito
No dia 7 de novembro de 2019, o médico e ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde no Sertão do Pajeú, Francisco Gomes da Silva, o ‘Dr.Fanão’, deixou sua residência em Serra Talhada, também no Pajeú, e seguiu para mais um dia de trabalho. Mas antes de chegar ao seu destino o médico foi assassinado na PE-320. Quatro anos depois, às vésperas do Dia dos Pais, a médica Carolina Gomes Diniz e Silva (filha do Dr.Fanão) decidiu quebrar o silêncio e cobrar respostas do Estado sobre o crime que mudou toda a sua vida, e o resultado final da investigação. Segundo ela, até hoje a Polícia Civil não se pronunciou publicamente sobre o caso.