As chuvas, os problemas e o foco no projeto eleitoral
As chuvas que caíram em toda a região do São Francisco, nesta quinta-feira (9), trouxeram agradecimentos, em áreas castigadas pela dura estiagem, e problemas estruturais para cidades sem qualquer preparação para precipitações maiores.
Por várias cidades do Sertão, prefeitos saíram às ruas para acompanhar os estragos e tentar diminuir a dor de famílias que sofreram com a água dentro de casa. Na maior cidade do Sertão, foram registrados momentos de tensão em uma cidade estruturada, mas que historicamente sofre problemas com a falta de drenagem por ser plana.
O prefeito Miguel Coelho, inclusive, enviou o estudo do novo Plano Diretor para a Câmara de Vereadores, no qual a macrodrenagem de Petrolina ganha um capítulo à parte.
Miguel continua percorrendo o Estado e ganhando musculatura em seu projeto para virar governador, mas sabe que não pode perder o olho administrativo, já que Petrolina é uma vitrine que não pode ficar sem seu brilho.
Não pagou IPVA
Em Araripina, Sertão do Araripe, só o que se fala é no constrangimento da deputada estadual Roberta Arraes (PP), que teve ontem o carro apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-316. A deputada disse que o motivo foi falta de pagamento do IPVA. Roberta chamou atenção dos colegas deputados para que se cuidem, já que, segundo ela, o carro pertence à locadora que atende a Alepe, e não a ela.
Benefício
Ao menos 30 famílias de trabalhadores do município de Floresta, no Sertão de Itaparica, serão beneficiadas com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) Terra Brasil, executado em Pernambuco pelo Iterpe. O presidente do órgão, Henrique Queiroz, e a gestora do programa, Priscila Carneiro, receberam representantes da Associação dos Promotores da Cultura e da Cidadania (Provida) para, em nome dos agricultores, dar início às negociações da compra da terra por meio do PNCF, da Fazenda Arapuá, que possui 702 hectares.
Sem protagonismo
A vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas (PSDB), pediu durante uma audiência que tratou da segurança Pública um olhar mais amplo para melhoria da segurança na principal cidade do Agreste. “A gente tem que olhar as ações intersetoriais, porque uma complementa a outra. É fundamental o concurso público estadual, porque sabemos o tamanho do desfalque que a Polícia Militar enfrenta, além do desfalque da Polícia Civil também. Nossa Guarda Municipal está desfalcada, sucateada e sem nenhum protagonismo”, cobrou.
Sem fé
Quatro vereadores de Salgueiro, Sertão Central, que são da base do prefeito Marcondes Sá (PSB), aliado de primeira hora do governador Paulo Câmara (PSB), contestaram uma nota divulgada pela assessoria do Palácio informando que a nova adutora garantiria água nas torneiras todos os dias para 80% da comunidade de Salgueiro. Os vereadores até concordam que a obra vai reduzir o rodízio para 80% da população, mas não acreditam que vai ter água todos os dias nas residências.
Adutora do Agreste
O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) continua celebrando a liberação de R$ 20 milhões para as obras da Adutora do Agreste, em Pernambuco. Os recursos foram liberados em Brasília pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Essa é uma obra vital para o abastecimento d’água do Agreste e do Sertão de Pernambuco. “Temos convicção que esses recursos vão garantir o avanço das obras”, afirmou.