Logo Folha de Pernambuco

As urnas e as novas eleições em dois municípios pernambucanos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará hoje (29) a cerimônia pública de preparação das urnas que serão usadas nas eleições suplementares de Palmeirina e Capoeiras, no Agreste do Estado.

Serão preparadas 23 urnas que serão usadas em Palmeirina. À tarde o processo se repetirá com as 46 urnas de Capoeiras. As novas eleições nos dois municípios acontecerão no próximo dia 3 de outubro (domingo), das 7h às 17h.

Todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados em cerimônias públicas, com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, dos representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos e as coligações. Participam ainda da cerimônia os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam diretamente nessa etapa das eleições.

Capoeiras (130ª Zona Eleitoral) e Palmeirina (59ª ZE) terão novas eleições porque seus respectivos candidatos a prefeitos que obtiveram o maior número de votos nas eleições de 2020 foram impedidos de tomar posse por decisão judicial transitada em julgado. No caso de Capoeiras, a candidatura de Luiz Claudino de Souza foi indeferida pelo TRE-PE em 13 de novembro passado. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de abril. O município tem 15.779 eleitores e seis locais de votação onde ficam 46 seções eleitorais (cada seção corresponde a uma urna).

Já em Palmeirina, a candidatura de Severino Eudson Catão Ferreira foi indeferida pelo Juízo Eleitoral em outubro de 2020. Tanto o TRE-PE quanto o TSE confirmaram a decisão. São 6.596 eleitores no município, que votam em três locais onde estão as 23 seções. Ambos os municípios estão sendo administrados provisoriamente pelos respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores.

Apoio > Correndo trecho em Pernambuco para ampliar sua base eleitoral e chegar ainda mais forte nas eleições 2022, a pré-candidata a deputada estadual Socorro Pimentel recebeu um importante apoio do município de Tupanatinga, no Agreste meridional. O médico Diego Teixeira, candidato a prefeito nas últimas eleições, e a vereadora Gilsa Teixeira, fecharam com Socorro.

Da fruta ao parlamento > Quem anda se movimentando com força é o presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Abrafrutas, Guilherme Coelho. Ele passou por Salgueiro, Tupanatinga, Buíque e Arcoverde. “Revi amigos e conversei com produtores rurais e representantes de associações do Agro. Fiquei impressionado com o potencial dessas cidades, mas senti a necessidade de mais organização e criação de cooperativas, para ver esse povo crescer e prosperar”, declarou, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário. Guilherme (filho do ex-deputado Osvaldo Coelho), já foi suplente de deputado federal e tem gente que jura que vai oferecer seu nome para nova disputa.

Para Bodocó > O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) conseguiu a liberação de R$ 1,35 milhão de suas emendas parlamentares para Bodocó, gerido pelo prefeito Otávio Pedrosa. O valor será utilizado para a recuperação da Avenida Central. Tadeu já destinou mais de R$ 8 milhões para o município.

Não gostou > O deputado estadual Manoel Ferreira (PSC) não gostou da decisão do governo do Estado de exigir comprovante de vacinação na entrada dos templos e igrejas. Segundo ele, a medida tem viés de discriminação contra os cristãos pernambucanos. Manoel Ferreira avalia que o governador Paulo Câmara (PSB) usa pesos e medidas diferentes ao definir a reabertura de determinadas atividades.

Veja também

Newsletter