Logo Folha de Pernambuco

Aumento da violência acirra debates em Pernambuco

O aumento da escalada da violência em Pernambuco começou a levantar questionamentos mais fortes. Com o fim do fracassado ‘Pacto pela Vida’ do PSB, o atraso no lançamento do programa de segurança pública ‘Juntos pela Segurança’, da atual gestão estadual, voltou a ser criticado na Assembleia Legislativa (Alepe).

Os parlamentares pernambucanos cobraram concursos para policiais, bem como definições nas políticas do setor. A oposicionista Delegada Gleide Ângelo (PSB) abordou o aumento dos feminicídios e o déficit de policiais penais no Estado, creditando o agravamento da insegurança à demora do governo em implementar o plano de defesa social. Ela registrou um aumento de 500% dos feminicídios em setembro deste ano, em comparação com os índices relativos ao mesmo mês de 2022. A situação das casas-abrigos também foi mencionada, bem como a falta de ações da Secretaria da Mulher para fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica.

Foi cobrada, ainda, a divulgação da lista de classificação final dos policiais penais aprovados em concurso. A Secretaria de Administração (SAD) teria descumprido a decisão judicial que determinou a nomeação de policiais femininas para atuarem na Colônia Penal Bom Pastor.

O Coronel Alberto Feitosa (PL) também aumentou o tom, denunciando o descumprimento de datas anunciadas pela própria governadora para a divulgação do plano de segurança.

“Veja quantas promessas e desencontros e, até agora, nada de um projeto de segurança pública para os pernambucanos. Enquanto isso, observamos a todo momento pessoas perdendo vidas, carros sendo roubados, comércios invadidos e nada da governadora dizer algo sobre o Juntos pela Segurança”, cobrou. As críticas foram reforçadas pelo deputado Sileno Guedes (PSB), que se manifestou em aparte.

Detonou

A deputada estadual Simone Santana (PSB) criticou a atual gestão do município de Ipojuca, no Grande Recife. Na avaliação da parlamentar, apesar de a cidade ter a terceira maior arrecadação do Estado, a prefeitura tem feito mau uso do dinheiro público, priorizando a realização de shows e eventos, em vez de investir na melhoria de vida da população. Simone repercutiu decisões recentes de órgãos fiscalizadores, que apontaram irregularidades nas contratações temporárias do município e solicitaram a suspensão da realização de eventos que utilizem recursos públicos até que a prefeitura ofereça soluções para obras e serviços essenciais à população.

Negou

O deputado estadual João Paulo (PT) afirmou que não tem interesse em disputar a Prefeitura do Recife, apesar de seu nome aparecer em segundo lugar nas pesquisas eleitorais. O parlamentar também classificou como boatos e fake news a suposta intenção dele em ser o candidato a vice na chapa do atual prefeito, João Campos (PSB). João Paulo ainda contestou ter entrado “na surdina” na tendência ‘Construindo um Novo Brasil’ (CNB), a principal corrente política do PT, e reforçou que os apoios do partido nas cidades com mais de 100 mil habitantes serão definidos pela direção nacional da legenda. Deste modo, segundo o parlamentar, o PT poderia apoiar tanto João Campos quanto um candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB).

PNM na luta

O PMN 33 em Pernambuco fez uma aposta ambiciosa para as eleições municipais de 2024: eleger até 10 prefeitos e 80 vereadores em Pernambuco. Segundo o presidente da legenda no Estado, Ivanildo Pedro, um “time de peso” será responsável por alavancar os resultados da sigla nas esferas municipais no Estado. A nova diretoria do PMN 33 em Pernambuco assumiu com a meta de desenvolver e ampliar o partido.

Veja também

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

'Vovó' gerada por IA frustra criminosos em tentativas de golpe por telefone, na Inglaterra

Emmy Internacional revela lista de vencedores da 52ª edição; Brasil fica sem estatueta
séries

Emmy Internacional revela lista de vencedores da 52ª edição; Brasil fica sem estatueta

Newsletter