Ausência em evento levanta dúvidas
O evento que celebrou a união entre a prefeita Márcia Conrado (PT) e o Avante, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi marcado por uma ausência sentida por todos os presentes: o ex-prefeito Carlos Evandro não compareceu ao encontro e seu nome sequer foi mencionado pelos oradores.
Socorro Brito (Avante), ex-secretária de Saúde e esposa de Evandro, que foi candidata nas últimas eleições e perdeu para Márcia, também não esteve presente. As ausências geraram comentários no espaço onde a festa estava a todo vapor.
Carlos Evandro, que inicialmente aderiu ao discurso de “união familiar” e estava ativo na agenda ao lado de Márcia, parece ter se distanciado. No mês passado, houve relatos na imprensa de que Evandro estaria insatisfeito com a possível aliança com Sebastião Oliveira e tentava se aproximar de Luciano Duque (Solidariedade). Embora Evandro tenha negado essa aproximação, sua ausência em um dia tão importante para Márcia levantou suspeitas.
Ao que tudo indica, com a chegada de Sebastião Oliveira e seu grupo político, o ex-prefeito passa a ser colocado em um papel secundário, e o vice na chapa do PT provavelmente será uma indicação do Avante.
Volta?
A empolgação do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, ao assinar sua ficha de filiação no PSDB, contrastava com o recente momento após ter passado por uma cirurgia em São Paulo para a retirada de um tumor. Vencida mais essa etapa pessoal de sua vida, Lossio entrou de vez no jogo eleitoral ao aceitar o convite da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do assessor especial do Estado, Guilherme Coelho, para reforçar a legenda tucana. Ao ser questionado sobre a repetição de uma ‘dobradinha’ nas eleições deste ano com Guilherme, ele aproveitou para dizer que não existe “um cabeça” na chapa, e nem candidato a vice, e que a decisão será tomada até o mês de julho. “Vou para onde Guilherme escalar”, discursou.
Apostando na mudança
Em um ato conjunto, o Republicanos e o PDT lançaram a pré-candidatura de Adrianno do Posto a prefeito de Venturosa, no Agreste, e de Tarcísio Victor a vice-prefeito. Aliado do grupo liderado pelos pré-candidatos que representam a oposição no município, o deputado estadual Romero Sales Filho esteve presente no evento. Durante os discursos, os políticos frisaram a necessidade de mudança do atual grupo político que está no comando há 20 anos.
Arcoverde
A ex-prefeita e pré-candidata à prefeitura de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, Madalena Britto (PSB), anunciou o nome que irá compor a sua futura chapa nas eleições deste ano. O vice será o advogado e delegado da Polícia Civil, Gilson Duarte Rosas Filho, mais conhecido na cidade por Gilsinho Duarte. Ele tem 40 anos de idade e mais de 17 de serviço público, passando pelo MPPE e TJPE.