Balanço e mudanças em Dormentes
Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a prefeita Josimara Cavalcanti (PSB) apresentou um balanço do primeiro mês de gestão e anunciou mudanças nas nomeações do primeiro escalão de seu governo. Depois de reeleita com 57,80% dos votos, Josimara anda querendo mostrar trabalho. Já deu uma renovada nas redes sociais, e vem escolhendo a dedo quem vai andar ao seu lado. Ela e sua vice, Corrinha de Geomarco, também do PSB, estão focadas em construir um mandato histórico na cidade.
Uma das mudanças foi o desmembramento da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente, em duas secretarias, a de Agricultura e Recursos Hídricos e a de Infraestrutura e Meio Ambiente. Outra mudança aconteceu na Secretaria de Educação, que passou a ser comandada pela professora Beniciana Santana de Macedo. Além dessas mudanças, outros nomes passam a integrar a gestão. Bruno Macedo assume a diretoria da Juventude e Fátima Mendes a coordenadoria da Mulher.
A capital da caprinovinocultura tem pela primeira vez duas mulheres no comando do executivo. Em 2016 Josimara foi eleita vice-prefeita ao lado do titular Geomarco Coelho de Sousa, que faleceu em 2017 Foi aí que ela assumiu o cargo. No ano passado foi cabeça de chapa ao lado da esposa de Geomarco, Corrinha. As duas venceram Roniere Reis do Patriota, que ficou com 42,20%. Agora, elas correm trecho para fazer o município, que um dia foi subordinado a Petrolina, se desenvolver. Por enquanto as duas caminham em harmonia e ainda não encontraram grandes obstáculos pelo caminho.
Pediu a cassação > O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do diploma da vereadora Hélia Maria Pereira da Silva (PSB), de São José do Belmonte (PE), por ela ser cunhada do atual prefeito do município, Francisco Romonilson Mariano de Moura (PSB), reeleito em 2020. De acordo com o pedido, o fato de ser cunhada do prefeito a impediria de concorrer às eleições municipais por se tratar de irregularidade constitucional.
Nepotismo em pauta > Em são José do Egito (PE) o presidente da Câmara de Vereadores, João de Maria (PSB) lançou um desafio ao Prefeito Evandro Valadares (PSB) depois de abrir dissidência no bloco governista. “Eu demito minha esposa da Câmara, se o Prefeito também demitir da prefeitura, a filha, o genro, o tio e outros parentes que lá estão”.
As Comissões > O presidente da Casa Plínio Amorim em Petrolina (PE), Aero Cruz (MDB), anunciou, nessa segunda-feira (08), a publicação oficial da portaria que contém a nomeação dos membros efetivos e suplentes das comissões permanentes para o biênio 2021/2022 da Câmara de Vereadores da cidade. As Comissões são formadas por um presidente, relator, secretário e suplente. O presidente de cada uma delas tem a missão de determinar e informar à Mesa Diretora os dias de reuniões ordinárias e eventuais reuniões extraordinárias.
Olhos abertos > O novo líder do governo de Márcia Conrado (PT) na Câmara Municipal de Serra Talhada, Gin Oliveira (PP), disse que não vai assumir o cargo para ficar de “olhos fechados” para eventuais erros da gestão. E mandou um recado para o líder da oposição, Pinheiro de São Miguel (Avante), avisando que não está disposto a fazer da Casa um “ringue”.