Logo Folha de Pernambuco

Breno volta ao jogo e aposta no PT em Bezerros

O ex-prefeito de Bezerros, no Agreste pernambucano, Breno Borba quer voltar ao jogo. De malas prontas rumo ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele vai deixando para trás um passado junto ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Breno conta com as bênçãos e apoio do senador Humberto Costa, que tem o controle do PT no Estado. Ele vem com tudo e se prepara para enfrentar a atual prefeita Lucielle Lautrentino (DEM).

A atual prefeita, que substituiu Breno, aliás, já havia baixado o sarrafo no ex-gestor, afirmando que encontrou a prefeitura com sérios problemas, impedida, inclusive, de receber recursos. 

“Tínhamos pendências no CAUC, déficit grande com a previdência e a folha de pagamento chegando próximo de 80% de toda a arrecadação municipal. A dívida que ficou pra gente girava na casa de 8 milhões de reais”, afirmou a prefeita.

Breno, por sua vez, aposta que une a oposição e acredita que existe muito desgaste na atual gestão, o que pode lhe favorecer na disputa.

Na Índia

A convite do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente da Abrafrutas e assessor especial do Governo de Pernambuco, Guilherme Coelho, integra a delegação empresarial em uma missão oficial do governo brasileiro pela Índia, entre os dias 1 e 5 de novembro. A comitiva pretende avançar em questões sanitárias e fitossanitárias, abrir novos mercados e fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países. A agenda oficial da comitiva do ministério inclui reuniões bilaterais com autoridades indianas para discutir e promover avanços na comercialização de frutas entre os dois países. Esse esforço é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos exportados.

Isenção do ICMS

O deputado estadual e presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), comemorou o decreto que isenta do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) os pecuaristas alagoanos que desejem abater gado bovino em Pernambuco. Porto, que articulou a redução do imposto junto ao governo do Estado vizinho, avalia que o decreto vai provocar um forte aquecimento nos negócios e gerar emprego e renda para alagoanos e pernambucanos. Principalmente porque a unidade frigorífica da Masterboi de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco – a 230 quilômetros do Recife e a 144 quilômetros de Maceió –, tem alta demanda diária de bois, o que garante mercado aos pecuaristas do estado vizinho.

Projeto das gorjetas

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) apresentou um projeto de lei para isentar de tributos as gorjetas recebidas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e empreendimentos similares. Isso também inclui a taxa de 10% cobrada sobre os atendimentos de garçons. Em relação a empresas sujeitas ao modelo de tributação diferenciado, como o Simples Nacional, podem ser retidos até 20% da gorjeta para custear encargos sociais. Para empresas com modelo de tributação não-diferenciado, podem ser retidos até 33% do valor para o mesmo fim. O parlamentar falou sobre o projeto em suas redes e provocou os internautas sobre o que eles acham. No entendimento de Túlio, a gorjeta “não pode ser tida como parte do faturamento de uma empresa. É um valor disponibilizado voluntariamente pelo cliente. E por isso, não pode ser tributada”, afirmou.

Veja também

Newsletter