Câmara tem até o dia 12/04 para aprovar nomeados em Gravatá
Em Gravatá, na Zona da Mata, A Câmara de Vereadores (sob a liderança de Leonardo José da Silva), assumiu o compromisso de nomear todos os candidatos aprovados no concurso público realizado pelo Legislativo até o próximo dia 12 de abril, data limite da expiração do certame. O compromisso foi firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A promotora de Justiça, Katarina Gouveia, explicou que o acordo foi alcançado por meio de mediação realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Cejusc/TJPE), e isso tem sido tema de conversas entre os habitantes da cidade. A suspensão da ação civil pública por 180 dias também tem sido debatida, levantando questionamentos sobre os desdobramentos dessa medida no cenário local.
Além disso, a comunidade cobrou compromisso do presidente da Câmara em seguir a lei municipal que criou cargos comissionados.
O assunto despertou interesse na população e virou lugar comum no debate da imprensa local.
Palanques e pré-candidatos
Triunfo (Sertão do Pajeú), a cidade mais alta de Pernambuco, já tem três possíveis pré-candidatos: O atual prefeito Luciano Bonfim, do palanque dos irmãos Sebastião e Valdemar Oliveira, que com seu grupo apoiou para governo do Estado a candidata Marília Arraes; o ex-prefeito Dr. Eduardo Melo, o qual tem no seu palanque o deputado estadual Luciano Duque, que juntos também foram grandes apoiadores da candidata ao governo do Estado, Marília Arraes (SD); e por fim, o pré-candidato a prefeito e atual vereador Nego Rico, que foi um apoiador ferrenho da governadora Raquel Lyra (PSDB). Mais adiante saberemos como essas alianças políticas irão se desdobrar.
Fortalecimento socialista
O deputado Fernando Filho (União Brasil) tem mostrado, a cada dia, mais alinhamento com a nova turma do PSB pernambucano. Sua participação na filiação de várias lideranças políticas da legenda revelou claros sinais. Entre os novos membros estão o vice-prefeito de Itacuruba, Júnior Cantarelli, e os pré-candidatos a prefeito de Exu, Genaro; Carpina, Joaquim Lampa; e Lagoa de Itaenga, Carlinhos do Moinho. Fernando Filho destacou que esses novos membros serão fundamentais para o desenvolvimento de Pernambuco.
Eleição Acirrada
Serra Talhada (Sertão do Pajeú), a maior cidade governada pelo PT em Pernambuco, prepara-se para uma eleição acirrada. A prefeita Márcia Conrado, candidata à reeleição, pode ter como adversário o seu antecessor, Luciano Duque (ex-PT, hoje no Solidariedade). O ex-prefeito rompeu com Márcia em 2023 e pode contar com o apoio de seus rivais históricos da família Oliveira, cujo pré-candidato atual anda mal nas pesquisas.