Logo Folha de Pernambuco

Causa animal como bandeira em Caruaru

O ano de 2025 começa com grandes expectativas para a causa animal em Caruaru, impulsionada pelos vereadores do município, três parlamentares partiram em defesa dos bichinhos:  Anderson Correia, velho conhecido dessa trincheira; Fagner Fernandes e Renato Lyra. Eles assumiram seus mandatos em 1º de janeiro com a proteção e o bem-estar animal como prioridade em suas agendas. Anderson foi o mais votado na cidade, Fagner destacou-se pela oposição e Renato estreia como uma nova força no cenário político.

 

A criação da Secretaria de Bem-Estar Animal pela prefeitura se destaca como um marco importante e significativo. Renato Lyra, que deixará temporariamente a Câmara para liderar essa nova estrutura, já apresentou planos ambiciosos, incluindo visitas ao Recife para acompanhar a implementação de uma secretaria estadual voltada para o mesmo tema, no Governo Raquel Lyra.

 

Com a união de esforços entre os níveis municipal e estadual, Caruaru pode vivenciar um salto histórico na proteção animal. As metas incluem maior investimento em campanhas de educação, programas de controle populacional de animais, assistência veterinária acessível e melhorias nos abrigos.

 

Esse movimento reforça o compromisso de transformar a relação da comunidade com seus animais, tornando 2025 um ano promissor para avanços no bem-estar animal e o fortalecimento de políticas públicas mais eficazes. Ao menos, na Terra da Sulanca.

 

Investigação protocolada

 

A coligação de oposição ‘União pelo Povo’ protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira (PE), Sertão do Pajeú, Sandrinho Palmeira (PSB), e seu vice, Daniel Valadares (MDB). A ação, acompanhada de uma série de documentos e provas, aponta supostas irregularidades na campanha eleitoral, incluindo abuso de poder econômico, uso indevido da máquina pública e discrepâncias na arrecadação e nos gastos de campanha.

 

Benefício distribuído

 

Em ação conjunta com o Governo do Estado, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a gestão do prefeito Múcio Angelim (PP), em Parnamirim (PE), Sertão Central, realizou a distribuição de 10.880 kg de sementes de feijão, milho e sorgo. A iniciativa, que beneficiou 1.766 produtores rurais, faz parte do Programa de Distribuição de Sementes e do Garantia Safra.

 

Parceria, gestão e desafios

 

No Sertão do Pajeú, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), ressaltou a importância de experiências exitosas, e recebeu, durante a primeira reunião com o secretariado, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), apontado por Fredson como uma referência de modelo de gestão. O novo gestor afirmou que priorizará a organização estrutural da saúde, assim como fará melhorias da limpeza pública e investirá na educação. Fredson também lamentou a situação financeira da prefeitura, e afirmou que muitos funcionários tiveram salários atrasados pela gestão anterior.

Veja também

Newsletter