Logo Folha de Pernambuco

Censo 2022 confirma Petrolina na frente de Olinda e Caruaru

Números fazem parte da matemática, que é uma ciência exata. Há quem discorde deles, o que é natural. Mas não dá para desmenti-los, principalmente quando se trata de uma instituição séria como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pois bem. O Censo 2022 oficializou ontem (28) os dados referentes à população de Petrolina, ratificando a condição de terceiro município mais populoso de Pernambuco. A Capital do São Francisco tem 386.786 habitantes. Logo atrás vem Caruaru (Agreste), com 378.052, e Olinda (Região Metropolitana), com 349.976 habitantes.

No Nordeste, o município sertanejo perde apenas para as nove capitais, além de Feira de Santana (BA), Campina Grande (PE) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

O atual prefeito Simão Durando, claro, comemorou os dados do Censo. “Petrolina vive um grande momento e virou referência, atingindo a marca da melhor cidade para se viver no Nordeste, além de ser destaque em índices de Saúde e Educação. Nos últimos anos, a cidade recebeu diversas obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana”.

Prefeito por dois mandatos, Miguel Coelho e seu grupo político foram responsáveis pelo montante de investimentos trazidos para Petrolina de 2017 até agora. Segundo ele, esses números refletem o resultado das ações efetivadas nos últimos anos com o propósito de tornar a cidade atraente para atividades comerciais, agrícolas e industriais. “Podemos observar ao longo do tempo, nos últimos 6 ou 7 anos, que os investimentos em Petrolina têm impulsionado o desenvolvimento não apenas da região, mas também na vida das pessoas em geral. A cidade demonstra confiança e tem atraído cada vez mais empreendedores que, por sua vez, geram mão de obra e promovem a geração de emprego e renda local“, destaca.

Por outro lado, há quem conteste os números do IBGE. É o caso do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Há bem pouco tempo o município era o maior do Interior, o que atraía as atenções do governo do Estado. Dificilmente Caruaru perderá essa atenção, contudo não estará mais sozinho. Os números não mentem.

Aprovaram

Em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), o prefeito Vilmar Cappellaro teve suas contas de 2019 aprovadas pela Câmara Municipal. A aprovação foi por unanimidade, apesar da recomendação de aprovação com ressalvas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Caldo grosso

No município de Pedra, no Agreste, vereadores da oposição realizaram uma live esta semana para denunciar que o prefeito Junior Vaz estaria se negando a pagar o reajuste de 14,95% do piso salarial dos professores. O caldo engrossou durante a transmissão, quando os vereadores disseram que o valor do pagamento teria um impacto mensal de R$ 100 mil, mas o gestor estaria gastando o dinheiro do Fundeb para outros fins. Ainda o acusaram de estar fazendo compras suspeitas de serem superfaturadas.

Mulher do campo

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ) da Alepe aprovou o Projeto de Lei n° 624/2023, de autoria do deputado estadual William Brigido (Republicanos), que estabelece políticas públicas de proteção às mulheres que trabalham nas áreas rurais do Estado. O parlamentar justificou que o projeto visa a assegurar a garantia dos direitos das mulheres trabalhadoras do setor primário, garantindo a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e agroflorestais. Agora, o PL segue para análise em outras comissões temáticas da Alepe. Depois, será votado no plenário da Casa.

Veja também

Newsletter